Ferramentas para  um Planejamento Estratégico

Ferramentas para um Planejamento Estratégico

Para identificação e controle dos objetivos do Planejamento Estratégico através de planos de ações, é necessária a aplicação de algumas ferramentas de análise.

Já vimos que o envolvimento de todos interessados no processo de qualidade é essencial para um bom desempenho e resultado. Vejamos algumas ferramentas que conseguem gerar diversos resultados, através dos pontos de vista dos envolvidos. Quais são: 

MATRIZ SWOT
A análise dos ambientes internos e externos é de extrema importância para planejar ações dentro da Serventia.
A sigla SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Também conhecida como análise FOFA ou análise F.F.O.A., é muito utilizada nas organizações que já estão estabelecidas no mercado de trabalho. 
Diversos planos de ações a serem tomados estão de acordo com os resultados obtidos com todos envolvidos através da análise e debate dos dados da matriz SWOT.

MATRIZ PEST
A análise da matriz PEST consiste no conhecimento e debate dos fatores externos que podem afetar a Serventia, inviabilizando o seu desenvolvimento, direta e indiretamente. Seu nome é um acrônimo para Política, Economia, Social e Tecnologia.
É aplicada para discorrer assuntos políticos, econômicos, socioculturais e tecnológicos, tornando uma ampla visão do ambiente em que a Serventia está inserida nas diversas oscilações do meio externo.
É uma ferramenta de análise preventiva mas que deve fazer parte do planejamento estratégico.

ANÁLISE GUT 
Essa ferramenta de análise trata sobre a Gravidade, Urgência e Tendência, tendo assim, a abreviação GUT. Identificar e priorizar os planos de ações é muito importante para o sucesso de um planejamento estratégico. 
Constatando as tarefas de acordo com cada situação, possibilita também classificar de uma forma mais objetiva e eficaz os planos de ações a serem tomados, conforme sua prioridade. 
Cada um dos planos de ações, com base na sua análise de gravidade, urgência e tendência, terá uma priorização, classificando assim as tarefas a serem realizadas.

5W2H
Como já tratado anteriormente, o envolvimento de todas as partes é imprescindível para colher os bons resultados de um planejamento estratégico consistente. 
Para identificar responsáveis e controlar o desenvolvimento dos projetos e tarefas, faz necessário o uso desta excelente ferramenta.
A aplicação desta ferramenta é de extrema importância também para se conseguir estabelecer as metas, os prazos e cada responsável em determinada etapa.
Instituída pelas letras “W” e “H”, é identificado da seguinte forma: What? (o que quer atingir?); Who? (quem será o responsável?); When? (quando será feito?); Where (onde será feito?); Why? (por que precisa ser feito?); How? (como será feito?); How much? (quanto custará?).

BSC 
Esta ferramenta é usada para acompanhar o desenvolvimento das estratégias planejadas, pois utiliza-se um mapa estratégico que identifica todos os objetivos traçados, de acordo com cada perspectiva de impacto na Serventia (Financeira - Clientes - Processos - Aprendizagem).
Chamada de BSC em razão das letras da ferramenta em inglês, Balanced ScoreCard. (na livre tradução - indicadores balanceados de desempenho).
Para a montagem desse mapa é necessário definir as metas e os indicadores para cada objetivo estratégico elencado inicialmente. Desta forma, não use indicadores que não possam evidenciar o resultado esperado, e nem crie metas inalcançáveis. Tudo deve ser mensurável e factível.

O controle de seu planejamento estratégico ficará mais coerente e eficaz, além de facilitar o entendimento das ações por todos envolvidos.

Inicie dentro de sua equipe esta caminhada rumo à Excelência e fique por dentro de novas postagens.

 

Tags:

ferramentas matriz swot matriz pest análise gut 5W2H bsc
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Categorias

APLICAÇÃO DO 5S CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE CONTROLE E DESEMPENHO FERRAMENTAS GESTÃO DE EXCELÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE RISCOS GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO OPERACIONAL INFORMAÇÃO PRODUTIVIDADE REDES SOCIAIS REGULARIZAÇÃO DOS ATOS EXTRAJUDICIAIS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Posts Recentes

Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social
23 de abril de 2024
Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital
09 de abril de 2024
Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável
26 de março de 2024
Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais
12 de março de 2024
Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset
27 de fevereiro de 2024
Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais
14 de fevereiro de 2024
Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados
30 de janeiro de 2024
Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes
16 de janeiro de 2024

Olá! Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação e a manter o site seguro. Ao clicar em "Entendi", você concorda com nossa Política de Privacidade.