Publicado em 01 de junho de 2020
Com a intenção de otimizar tempo e reduzir custos, toda organização sente a necessidade de analisar os processos internos e externos, e, é claro, que com as Serventias não seria diferente.
O mapeamento dos processos é uma ferramenta que além de gerar uma redução nos custos operacionais, auxilia também na agilidade dos procedimentos atingindo a excelência em todas etapas do serviço prestado.
Essa ferramenta é capaz de evidenciar a falta de padronização nos processos e evitar os retrabalhos, sendo necessário o desenvolvimento de fluxogramas detalhados de cada etapa, conforme sua especialidade, desde a entrada da parte no balcão de atendimento até a entrega do serviço.
Os resultados obtidos são exemplificativos e evidenciam possíveis equívocos, quando desenvolvidos em conjunto com todos profissionais que atuam no serviço analisado.
Os métodos para se mapear os processos internos podem ser de forma lúdica, com uso de materiais ilustrativos ou até mesmo de forma digital. O importante neste projeto é identificar todos processos atinentes aos serviços prestados com intuito de buscar melhorias e diminuir possíveis retrabalhos que ao longo da atividade não são percebidos.
Coloque em prática e comece de forma simples, pois com entendimento dos processos internos por todos envolvidos os primeiros resultados serão visíveis.
Acompanhe essa constante busca da qualidade e fique por dentro de novas dicas.