Os impactos da comunicação

Os impactos da comunicação

A informação sempre foi e sempre será algo precioso, contudo, a forma de como comunicá-la impacta muito no resultado.

Nesse sentido, a comunicação está ligada diretamente em como as pessoas interagem umas com as outras, mas principalmente como se expressam, seja de forma verbal, não verbal ou até mesmo corporal, e porque não dizer, atualmente de forma digital.

Conforme as mudanças desta era digital vão ocorrendo na sociedade, as adaptações são fundamentais para a assertividade da comunicação e como integrá-la à Serventia. 

Independente da forma, a comunicação necessita ser eficaz para que possa produzir o efeito desejado. Para isso é de extrema importância atentar para quatro elementos basilares como: o emissor (quem expressa a informação), o receptor (quem interpreta a informação), a mensagem (a informação em si) e o contexto geral (fatores da situação em que ocorre a comunicação).

Rigorosamente a comunicação eficaz está atrelada em saber falar, mas é preciso também saber ouvir. Ou seja, interpretar a informação condiciona a maneira positiva de comunicar-se.

Dentro do ambiente profissional a maneira como é transmitida a informação pode gerar um efeito positivo ou negativo. Sendo assim, a comunicação precisa ser clara e objetiva, com o intuito de ter o engajamento de todos envolvidos.

Cada vez mais a comunicação é indispensável dentro da área extrajudicial, pois em sua grande maioria, o público são pessoas leigas e necessitam de diversas explicações para que se tenha o devido entendimento para a resolução da demanda. Com a eficácia da comunicabilidade é possível diminuir prováveis conflitos e ainda otimizar as atividades notariais e registrais.

Estar atualizado é imprescindível nos tempos atuais, ainda mais com diversos canais de interação, apesar disso, um bom planejamento para a comunicação organizacional do seu ambiente profissional pode conduzir mais facilmente os objetivos almejados.

Identifique como está a comunicação em sua Serventia e desenvolva aprimoramentos pois as vantagens serão perceptíveis.

Fique por dentro de mais novidades para uma gestão com foco na Excelência em nossas postagens.
 

Tags:

ouvir informação comunicação emissor receptor mensagem interpretar a informação canais de interação bom planejamento eficácia resultados
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Categorias

APLICAÇÃO DO 5S CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE CONTROLE E DESEMPENHO FERRAMENTAS GESTÃO DE EXCELÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE RISCOS GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO OPERACIONAL INFORMAÇÃO PRODUTIVIDADE REDES SOCIAIS REGULARIZAÇÃO DOS ATOS EXTRAJUDICIAIS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Posts Recentes

Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social
23 de abril de 2024
Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital
09 de abril de 2024
Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável
26 de março de 2024
Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais
12 de março de 2024
Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset
27 de fevereiro de 2024
Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais
14 de fevereiro de 2024
Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados
30 de janeiro de 2024
Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes
16 de janeiro de 2024

Olá! Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação e a manter o site seguro. Ao clicar em "Entendi", você concorda com nossa Política de Privacidade.