Aplicação do 5S
Publicado em 02 de julho de 2020
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A implantação de um programa de qualidade como o 5S, requer dedicação de todos envolvidos e uma ampla mudança de hábitos.
Como vimos no post anterior, o desenvolvimento do programa de qualidade está atrelado nas mudanças de comportamento que visam a melhoria do ambiente profissional, bem como a otimização dos processos para aprimorar os serviços prestados pela Serventia.
A aplicação do 5S dar-se-á com a definição de uma equipe (identificada como o comitê da qualidade), que iniciará as ações e fará o engajamento dos demais membros da Serventia.
Vejamos a seguir a aplicação de cada senso:
1° - Seiri ou senso da utilização ou descarte: Consiste em identificar os materiais, as ferramentas e os objetos necessários no local de trabalho. Os itens necessários devem ser mantidos e os desnecessários devem ser guardados ou descartados. Nesta etapa é preciso trabalhar o desapego.
2° - Seiton ou senso da ordenação ou organização: Após o descarte inicia a etapa de organização, que consiste em padronizar visualmente as ferramentas, materiais, objetos e ainda, definir que cada um deles deve ser devolvido ao local adequado após o uso. Nesta fase do programa o uso de cores, etiquetas, placas indicativas e símbolos, de forma bem visível, facilitará a verificação dos locais de armazenagem. Os benefícios são a utilização mais racional dos espaços, a melhoria na comunicação e a redução da movimentação interna dos colaboradores.
3° - Seisou ou senso de limpeza: Depois de descartar e organizar, nesta fase é necessário manter o espaço de trabalho, materiais e objetos o mais limpo possível. Para isso, é fundamental a colaboração de toda equipe para eliminar as fontes de sujeira. Utilizar cartazes de incentivo e determinar dias de limpeza, auxiliam bastante nessa etapa. O importante é usar e deixar sempre limpo e nas condições adequadas para ser utilizado novamente, contribuindo com a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e também na prevenção de acidentes.
4° - Seiketsu ou senso da saúde: Este senso reforça a necessidade de uma mudança comportamental. Todas as ações são voltadas ao bem-estar físico, mental e emocional de toda equipe. Os integrantes do comitê devem favorecer e incentivar a comunicação eficaz entre todos colaboradores, ou seja, ouvir e ser ouvido. Mantendo um clima de respeito mútuo em todos. Devem seguir todos procedimentos da segurança do trabalho, mantendo as condições ambientais e fomentando um ambiente harmonioso de se trabalhar.
5° - Shitsuke ou senso da autodisciplina: Este senso depende de uma postura proativa e comprometida, além do trabalho em equipe dos envolvidos, para que não se volte à situação anterior a implantação do 5S. Os padrões éticos, morais e técnicos devem ser mantidos e revistos. O principal benefício é a consolidação de todo o esforço empreendido com a realização dos sensos anteriores.
O desenvolvimento do programa 5S intensifica a cultura da qualidade dentro da equipe e torna o ambiente de trabalho mais favorável às mudanças conforme as melhorias vão acontecendo.
Planeje e desenvolva os cinco sensos com sua equipe e veja os resultados positivos, contudo, não se esqueça que o caminho da qualidade não tem volta, é uma tarefa contínua.
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