Gestão de riscos
Publicado em 03 de agosto de 2020
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De certa forma, o gerenciamento de qualquer organização que tenha uma gestão, com foco na qualidade e experiência para amadurecer sua cultura organizacional, também precisa administrar os eventos inesperados com efeitos indesejáveis, os chamados riscos, que podem ocorrer no meio da trajetória em busca da Excelência.
Com base no planejamento estratégico, os valores precisam ser mantidos por toda equipe, a missão precisa ser assertiva diariamente para que se possa garantir o sucesso da visão planejada. No entanto, para que isso se concretize é necessário uma estratégia correta. Porém, quando se trata de estratégia, requer-se identificar também os riscos ligados a ela.
A Gestão de riscos torna-se imprescindível para a prevenção e a mitigação dos possíveis incidentes, naqueles cenários perfeitamente previstos. Entretanto, aqueles quais não se pode controlar, ao menos reduzir seus impactos negativos é importante para a continuidade dos negócios.
Tratando-se de Serventias então, os riscos estão ligados não apenas aos serviços que chegam ao usuário final, mas em cada etapa do ato a ser praticado. Tanto na área notarial quanto na registral, um dos mais conhecidos riscos é a fraude. Apesar disso, os riscos que não atribuem o uso de má-fé também impactam fortemente nas atividades extrajudiciais.
O principal aspecto da gestão de riscos é o controle, com análise e reanálise de forma cíclica. Isto é, durante o desenvolvimento dos projetos é necessário que haja análises periódicas. Desta forma, a redução de prejuízos e aproveitamento das oportunidades serão processos contínuos dentro de sua cultura organizacional. Sem deixar de lado, os ganhos com o aumento da lucratividade e a otimização do capital para prestar um serviço cada vez mais excelente.
Como já tratado anteriormente, a gestão da qualidade implanta diversos processos necessários para que se tenha o controle dos resultados, sempre levando em consideração o monitoramento constante da performance das estratégias planejadas. Todavia, com a visão dos riscos inerentes à atividade a ser desempenhada, é fundamental que aqueles processos que estiverem em desacordo com o padrão previsto, devem ser tratados como não conformidades. Essas não conformidades serão tratadas à parte, para que tenham uma mudança na estratégia ou nas ações.
A eficácia das ações planejadas, isto é, identificando possíveis falhas, corrigindo-as e mantendo a entrega dos serviços, com foco na qualidade, é o caminho de sucesso de qualquer organização. A Gestão dos riscos além de permitir uma visão dos possíveis incidentes que impactam na Serventia, sejam eles riscos ou oportunidades, é essencial para a busca da Excelência, pois permite o progresso com resultados positivos.
Implemente uma análise de riscos em seu planejamento estratégico e comece o monitoramento, os ganhos serão impressionantes.
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