Ciclo PDCA

Ciclo PDCA

Com o desenvolvimento de um planejamento estratégico e o andamento de todo projeto de gestão, torna-se necessário o uso de algum método para controle das ações.
Você já ouvir falar em PDCA?

Essa metodologia é utilizada para controle dos processos e tem o intuito de solucionar problemas na execução e resultado. A sua aplicação é representada por quatro fases, indicadas pelas letras P, D, C e A, vejamos a seguir o que significam:

P – (plan = planejar): fase de definição e seleção de um processo, com metas e itens de controle, que necessite de melhorias através da elaboração de indicadores claros e executáveis para conseguir alcançar os resultados esperados;

D – (do = fazer): fase de implementação dos planos elaborados e o devido acompanhamento do seu desenvolvimento;

C – (check = verificar): fase da verificação dos resultados obtidos e conforme for o resultado, se necessário, reavaliar os planos de ações;

A – (act = agir): fase da ação de acordo com o resultado obtido, se for um sucesso torna-se o novo padrão, e se for negativo, agir corretivamente;

Desta forma ao definir as metas e os indicadores dos planos de ações, além de identificar os métodos que serão utilizados para alcançar as metas, o próximo passo é treinar e conscientizar as partes envolvidas nos processos. Para dar prosseguimento, de acordo com o PDCA, é necessário realizar o trabalho e sempre ir coletando dados para que em seguida, seja possível verificar os resultados obtidos e agir de forma corretiva ou viabilizar um novo padrão de processo conforme o seu sucesso.

Na área de gestão e da qualidade a metodologia do ciclo PDCA é uma das ferramentas mais reconhecidas, por ter sua utilização de forma ampla, seja para controle dos processos ou resolução de problemas.

Ao executar o controle dos processos com uso dessa ferramenta fica mais visível a identificação de falhas e erros, permitindo assim aos profissionais gerir os riscos e oportunidades de forma mais assertiva.

Desenvolva os planos de ações para cada projeto e utilize essa metodologia, o auxílio para as tratativas de ocorrência que podem surgir tornam-se mais fáceis de corrigir através deste tipo de controle. Ainda por cima, consegue garantir que as etapas do processo sejam seguidas por todos envolvidos, realizando a padronização desejada com o que foi planejado.

Aumente os níveis de qualidade dentro de sua Serventia e aplique as ferramentas certas para alcançar a Excelência.

Acompanhe nossos posts e fique por dentro das novidades.
 

Tags:

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