Normatização do Prêmio de Qualidade Total ANOREG - PQTA
Publicado em 18 de agosto de 2020
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Para aqueles que pleiteiam o prêmio máximo, o Prêmio de Qualidade Total ANOREG - PQTA, como já tratado no post de Prêmio de Qualidade na esfera extrajudicial, os requisitos são baseados em normas. São elas as responsáveis pelas exigências da premiação em busca da qualidade e excelência na gestão organizacional dos serviços Notariais e Registrais de todo o país, tornando eficaz e segura a prestação de serviço aos usuários.
Por falar em normas, o PQTA conta com o suporte de algumas importantes para embasar as avaliações. Vejamos:
- ABNT NBR 15906:2010 (Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registro): Trata-se de uma norma elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão Empresarial Cartorária (ABNT/CEE-148) e estabelece requisitos de um sistema de gestão empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir os seus processos com qualidade, de forma a satisfazer as partes interessadas, atender aos requisitos legais, elementos de gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional, visando a excelência nos serviços;
- ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade): Baseia-se na norma cuja definição é manter padrões de qualidade, a satisfação dos clientes e a melhoria contínua do desempenho das empresas;
- ABNT NBR 9050:2015, mais recentemente atualizada em 2020 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos): Refere-se a critérios e parâmetros técnicos já observados no projeto, como a construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações, atentando às condições de acessibilidade;
- ISO 14001:2015 (Gestão Ambiental): Traz requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental com proteção ao meio ambiente, e é aceita internacionalmente;
- OHSAS 18001:2007 (Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional) e NRs: 5, 7, 9, 17, 23 e 24: Esta norma identifica os riscos à saúde e a segurança ocupacional, voltada ao bem-estar aos colaboradores;
- SA8000 (Responsabilidade Social): Foi elaborada pela Social Accountability International (SAI), e conta por padrões de responsabilidade social para ter condições adequadas de trabalho;
- ISO 19600:2014 (Compliance): É uma norma reconhecida internacionalmente onde traz orientações para o estabelecimento, além de desenvolver, implementar, avaliar, manter e melhorar o sistema de gestão de compliance;
- ISO 37001:2017 (Anti Suborno): Traz requisitos e fornece orientações para o estabelecimento, além de implementar, manter, analisar criticamente e melhorar um sistema de gestão antissuborno. O sistema pode ser independente ou integrado a um sistema de gestão global;
- ISO 22301:2012, mais recentemente atualizada em 2020 (Continuidade do negócio): Trata de gestão da continuidade de negócios e especifica os requisitos para planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar o sistema de gestão documentado para se proteger, diminuir uma possível ocorrência, assim como, preparar, responder e recuperar de incidentes de interrupção quando estes acontecerem.
Todas essas normas trazem benefícios como a melhoria da qualidade de atendimento ao público, alinhamento da norma com referência de sistema de gestão, maior credibilidade das Serventias, redução de custos e muito mais.
Implante com a sua equipe as normas e não deixe de acompanhar nossas postagens para saber mais.