O valor do conhecimento
Publicado em 25 de agosto de 2020
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Saber as funcionalidades e produzir de forma correta, dentro de qualquer organização, requer um mínimo de conhecimento sobre determinada atividade, e isso é imprescindível para um resultado positivo.
Um bom exemplo na área cartorária é a diferença entre as tarefas desempenhadas em cada especialidade extrajudicial, o que demanda um conhecimento específico dos profissionais. Esse conhecimento é adquirido com a experiência na atividade e com a busca de capacitação na área.
Alinhado a gestão da qualidade, há que se pensar no valor do conhecimento e na forma de compartilhá-lo com os demais envolvidos, uma vez que somente assim pode-se garantir que este intelecto permaneça na Serventia e não fique dependente de uma só pessoa.
Organizar os processos internos, mapeando-os, auxilia na padronização, e, ainda, possibilita o entendimento de maneira mais ampla do funcionamento de determinada tarefa. No entanto, há que se gerenciar o conhecimento sobre os procedimentos para sua realização. E aí que entra a importância de compartilhar o conhecimento.
Ao identificar as habilidades fundamentais para a realização de determinada tarefa, é crucial a análise de competências dentro da equipe, visto que, podem existir colaboradores com grandes potenciais.
O conhecimento quando se torna coletivo traz vantagens para todos envolvidos, pois desenvolve novas habilidades e aumenta a motivação dos profissionais. Desse modo, a conquista de uma equipe de excelência é facilmente alcançada.
Habitue-se a compartilhar, difundir e transferir a sua rede de conhecimento, assim identifique os ganhos que isso trará para você também.
Acompanhe nossas dicas e coloque em prática a gestão de Excelência.