A importância de criar evidências
Publicado em 15 de setembro de 2020
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Quando se tem a intenção de implantar uma gestão da qualidade dentro do ambiente de trabalho, é importante se ter em mente que evidenciar é fundamental para o sucesso a longo prazo. Uma vez que a análise que será efetuada no futuro, dar-se-á com as evidências criadas no passado.
Ao longo de cada etapa de uma gestão de excelência são desenvolvidos muitos projetos e com eles outros inúmeros processos. A criação de documentos (documentar) é imprescindível para orientar a equipe da forma correta de agir, bem como dos procedimentos padrões para cada tarefa a ser realizada. Como por exemplo, manuais, modelos, checklists e até guias de conduta com instruções de trabalho.
Entretanto, é importante salientar que documentar é diferente de registrar.
Ao registrar os fatos que ocorreram, através de imagem, vídeos, atas ou até mesmo notas fiscais, você está demonstrando como a atividade foi executada no passado. O que pode servir para comparações, análises, e, ainda para comprovação em auditorias de qualidade.
A principal diferença entre ambas ações está na revisão.
No momento em que se documenta algo, isto está submetido à revisão no futuro, seja para um aprimoramento ou alteração. Já quando se registra algo, está comprovando algum fato que ocorreu e isso não pode mais ser alterado.
Conseguiu entender a diferença? Então ponha em prática!
Construa dentro de sua equipe o hábito das duas ações, pois certamente serão oportunas em determinado momento de sua trajetória em busca da Excelência.
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