A importância de criar evidências

A importância de criar evidências

Quando se tem a intenção de implantar uma gestão da qualidade dentro do ambiente de trabalho, é importante se ter em mente que evidenciar é fundamental para o sucesso a longo prazo. Uma vez que a análise que será efetuada no futuro, dar-se-á com as evidências criadas no passado.

Ao longo de cada etapa de uma gestão de excelência são desenvolvidos muitos projetos e com eles outros inúmeros processos. A criação de documentos (documentar) é imprescindível para orientar a equipe da forma correta de agir, bem como dos procedimentos padrões para cada tarefa a ser realizada. Como por exemplo, manuais, modelos, checklists e até guias de conduta com instruções de trabalho. 

Entretanto, é importante salientar que documentar é diferente de registrar.

Ao registrar os fatos que ocorreram, através de imagem, vídeos, atas ou até mesmo notas fiscais, você está demonstrando como a atividade foi executada no passado. O que pode servir para comparações, análises, e, ainda para comprovação em auditorias de qualidade.

A principal diferença entre ambas ações está na revisão.

No momento em que se documenta algo, isto está submetido à revisão no futuro, seja para um aprimoramento ou alteração. Já quando se registra algo, está comprovando algum fato que ocorreu e isso não pode mais ser alterado.

Conseguiu entender a diferença? Então ponha em prática!

Construa dentro de sua equipe o hábito das duas ações, pois certamente serão oportunas em determinado momento de sua trajetória em busca da Excelência.

Esteja sempre ligado nas novidades de nossas postagens e desenvolva a qualidade você também.
 

Tags:

documentar evidências gestão registrar revisão análise hábito diferença
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Categorias

APLICAÇÃO DO 5S CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE CONTROLE E DESEMPENHO FERRAMENTAS GESTÃO DE EXCELÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE RISCOS GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO OPERACIONAL INFORMAÇÃO PRODUTIVIDADE REDES SOCIAIS REGULARIZAÇÃO DOS ATOS EXTRAJUDICIAIS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Posts Recentes

Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social
23 de abril de 2024
Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital
09 de abril de 2024
Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável
26 de março de 2024
Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais
12 de março de 2024
Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset
27 de fevereiro de 2024
Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais
14 de fevereiro de 2024
Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados
30 de janeiro de 2024
Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes
16 de janeiro de 2024

Olá! Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação e a manter o site seguro. Ao clicar em "Entendi", você concorda com nossa Política de Privacidade.