Você pratica a procrastinação?
Publicado em 19 de janeiro de 2021
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A procrastinação é a prática de adiar decisões, ou seja, o hábito de deixar para amanhã, o que pode ser feito hoje.
Para a maioria das pessoas, a prática de deixar a tarefa difícil, ou mais “complicada” para depois, acontece de vez em quando, o que é considerado normal. Já para outras, a procrastinação é rotineira, situação que pode acarretar em problemas futuros.
Adiar algo impacta diretamente nos processos dos serviços, e consequentemente na satisfação do usuário, além de prejudicar a convivência diária entre os colegas.
A principal causa do “vício” de procrastinação vem dos pensamentos autolimitantes, isto é, querer que tudo saia perfeito, ter medo do desconhecido, a falta de motivação para realizar o que deve ser feito, a distração com barulhos ou conversas alheias, entre outros. O importante mesmo é identificar o motivo pelo qual você está adiando as demandas, pois a procrastinação não impacta somente no âmbito profissional. Já parou para analisar quantos dos seus objetivos pessoais não foram alcançados?
Calma! Nem tudo está perdido e sempre há tempo para rever e buscar mudanças.
Quando você desafia sua mente, compreende que a maneira mais fácil de eliminar a procrastinação é nunca lutar contra ela, e sim, substituí-la através da força de vontade, pois isso é algo que impulsiona a ir em frente. Claro, os hábitos e costumes são sim difíceis de mudar, contudo, é a persistência diária, somada a transformações gradativas, que trazem as melhores conquistas.
Assim, independentemente da área de atuação, estabelecer objetivos é o segredo para superar a procrastinação. Para auxiliar, a ferramenta SMART é uma poderosa técnica, a qual pode ser utilizada para validar cada objetivo estabelecido, sendo acrônimo de (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time-bound).
A seguir, vejamos a definição e aplicação para cada letra:
S - Específica: o objetivo deve ser facilmente entendido por qualquer pessoa;
M - Mensurável: o objetivo precisa ter uma série de métricas que se concentrem na melhoria contínua;
A - Atingível: o objetivo deve ser de uma realidade possível;
R - Relevante: o objetivo deve se basear nos resultados que realmente deseja;
T - Tempo: o objetivo precisa ter um prazo para ser concluído.
Coloque em prática essa técnica! Afinal, os resultados obtidos serão consequência das suas escolhas.
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