Publicado em 28 de setembro de 2021
A busca da qualidade no meio profissional faz com que diariamente as Serventias busquem novas ferramentas que possam auxiliar no planejamento estratégico, aprimorando sua gestão e permitindo que os atuais e novos colaboradores tenham uma visão ampla das atividades e possibilidades de crescimento.
Perante o exposto, é possível mencionar a importância do papel do organograma hierárquico, o qual pode ser integrado ao cartório. Conduz a compreensão de uma forma mais lógica, de acordo com as competências individuais de cada colaborador. Logo, torna o papel de cada um dentro da organização claro e ágil.
Há vários modelos de organograma e cada Serventia identifica qual o melhor para si, pois também podem ser representados através de disposições com os nomes, setores, responsável direto, quantidade de colaboradores, estrutura do cartório e suas divisões. Para que esse recurso seja utilizado de forma correta é necessário que seja construído de acordo com os objetivos do cartório.
Reconhecer rapidamente cada área existente no cartório e seus respectivos líderes é mais uma de suas funcionalidades, pois todos os integrantes ficam cientes a quem devem se reportar. Ainda ajuda o cartório a elaborar o plano de carreira, já que demonstra o caminho que deve ser trilhado para alcançar diferentes níveis.
Essa representação gráfica colabora na organização dos fluxos de trabalho, facilita a comunicação entre as áreas e promove a integração interna. Além do processo interno, o organograma também contribui no relacionamento com os clientes, justamente com o objetivo de auxiliar a compreensão entre essas relações, promovendo assim uma visão mais sistêmica e com processos de qualidade dentro da Serventia.
Identifique a melhor estrutura, construa um gráfico de fácil leitura e após a finalização fixe no mural para que todos tenham acesso quando necessário. Lembre-se, o organograma deve ser utilizado para mostrar aos funcionários de forma clara e eficiente como é a estrutura da gestão do cartório.