Publicado em 07 de dezembro de 2021
Sempre na busca por atender os objetivos e a necessidade de controlar e padronizar os processos, as Serventias apuram formas de alinhar as atividades. Através do SGQ(Sistema de Gestão da Qualidade) é possível fazer uma ligação a todas essas demandas e atender os propósitos para atingir as metas traçadas.
A qualidade hoje não está só atrelada a algo físico, que se possa pontuar os defeitos ou imperfeições. O mundo se torna dia a dia mais rigoroso e os serviços Extrajudiciais não ficam de fora, em busca de informações e profissionais que sanem suas dúvidas, os clientes estão cada vez mais exigentes com cada serviço prestado.
Um sistema de qualidade eficaz busca assegurar que os serviços satisfaçam as expectativas divulgadas. Para que se possa chegar a um atendimento com excelência é preciso considerar como um dos pontos a gestão de controle de desempenho, pois por meio dela é possível observar como está o desenvolvimento das atividades.
Outro fator importante é medir os indicadores de serviços, saber como e quais serviços oferecidos são os mais procurados e quais são as dificuldades encontradas na sua execução, para facilitar a tomada de decisões no momento de mapear e desenvolver melhor essa atividade.
Mapear os processos é um dos primeiros conceitos utilizados, pois é a partir desse ponto que se pode ter ideia do fluxo das atividades. Ao mapear sua entrada, processamento e até a sua saída(resolução), é possível verificar quais os pontos exigem uma maior atenção e decidir quais ações devem ser tomadas.
Desempenhar um processo de melhoria contínua demanda esforço. Administrar a qualidade dos serviços não é uma questão isolada, ela faz parte de toda e qualquer empresa, pois controla e orienta os recursos que se têm e o que precisa para atender os objetivos dentro da área da qualidade. Esse processo deve ser contínuo, pois aumenta a satisfação do cliente, gera uma imagem positiva e organizada da Serventia, melhora a comunicação interna e o investimento começa a se voltar para prevenção e não atrás de correção.
A melhoria de algo que está ruim é muito visível, mas o aperfeiçoamento de algo que já é bom, demonstra que a empresa está comprometida com a inovação e que utiliza a qualidade no desenvolvimento de todos os seus processos, o que a difere das empresas que não se preocupam com a maneira que exercem suas atividades e a resolução de cada serviço. A melhoria contínua não é mais um diferencial de mercado e sim uma busca diária de quem necessita dos serviços prestados.
Atualmente, sua Serventia possui indicadores que medem o desempenho dos seus serviços e quantifica o processamento de cada uma das atividades? Como está o processo de melhoria contínua, está de acordo com os objetivos que o cartório almeja?
Gostou? Então, continue acompanhando nosso blog e fique inteirado sobre o que há de melhor sobre Gestão de Excelência para Serventias Extrajudiciais.