Publicado em 14 de dezembro de 2021
Pode-se dizer que muitas pessoas possuem características diferentes, e como identificar e diferenciar uma pessoa da outra? Muitos possuem peculiaridades individuais, como as físicas, estilo do cabelo, cor da pele, tom de voz, altura, e também as características não físicas, como ideologias, forma de pensar, crenças, objetivos e posicionamentos frente às mais diversas situações. Assim como a identidade pessoal, as organizações também possuem um conjunto de características que fazem com que elas sejam únicas, ou seja, a identidade organizacional.
Mas não são apenas as características físicas e estruturais que definem uma organização. Assim como ocorre com as pessoas, as instituições têm elementos não físicos para compor a identidade. Entre essas características, é possível citar os posicionamentos de uma empresa frente aos acontecimentos, os valores que prega, a forma de tratar os colaboradores, os clientes e os fornecedores.
Por exemplo, existem as organizações que se identificam através das logomarcas, pela fachada, por jingles e propagandas, pelas cores que ostentam, produtos, entre outras.
Como já foi dito, identidade organizacional é um conjunto de características únicas que cada empresa carrega, além do motivo dela existir e os objetivos que ela quer alcançar. Pode-se dizer que ela é dividida em três pilares: a missão, visão e valores. E através deles conseguir observar de forma mais específica as peculiaridades e desejos de uma organização.
A missão é a verdadeira razão da existência da empresa e do porquê estar inserido naquele mercado. Ao criar a missão do seu negócio, busque elaborar uma frase simples, fácil de gravar, que expresse a essência da instituição e que os clientes e colaboradores se identifiquem.
Os valores são os adjetivos que definem a organização. Pense assim: “Minha empresa é…” e complete com as características que melhor definem o comportamento e as atitudes da instituição.
A visão é a bússola que guia a organização para onde ela quer chegar. Por isso, os verbos que a compõem estão sempre no futuro, pois é o objetivo a longo prazo que a empresa quer alcançar. Ao contrário da missão e valores, deve ser bem específica, pois se trata de estratégias e metas. Além disso, é importante que ela seja ambiciosa, apesar de realista.
Vivemos em tempos onde o mundo passa por mudanças cada vez mais rápidas em todos os sentidos. Os costumes das pessoas, as crenças da sociedade, a cultura de cada comunidade e a evolução tecnológica fazem com que as transformações sejam constantes. Desta forma, a identidade organizacional também deve ser seguidamente revista, para que esteja em harmonia com a ebulição social em que está interagindo. Por isso, entende-se que a construção da identidade organizacional se dá a todo momento.
Diferenciar a empresa, direcionar estratégias e manter os colaboradores focados, é parte de um plano para criar a identidade desejada, pois no mundo atual exige-se cada vez mais uma imagem não só de aspectos físicos, mas também relacionada à ética e moral da instituição junto à sociedade.
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Identidade organizacional - direção e colaboradores compreender que a nossa missão é segurança jurídica e todos engajados em atingir o objetivo da empresa