Gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento têm sido objeto de discussão nas organizações e até mesmo, assunto de provas em concursos voltados para área da gestão. Apesar de não ser complexo, é muito importante para o desenvolvimento e crescimento a médio prazo de qualquer negócio, independente do lugar, ramo ou meio social que esteja inserido, inclusive, para a evolução das pessoas.


Trabalhar o conhecimento dentro das organizações é o principal alicerce que sustenta a gestão do conhecimento. O repasse do conhecimento alinhado à prática das demandas é a maior dificuldade de várias organizações, pois é difícil que alguém tenha domínio sobre determinado assunto somente pela transmissão de informações. Logo, se isso não estiver estruturado, quando um colaborador entra em férias, ou por determinado motivo, ausentar-se, começam os problemas. Surgem comentários como: —Isso tem que esperar, tem que ver quando o fulano voltar… É um exemplo claro de Serventias que não aplicam gestão do conhecimento.


A lógica da gestão do conhecimento é, faltando por qualquer motivo um determinado colaborador o cartório continue fluindo normalmente, porque todos devem saber como chegar nas informações devidas para executar as atividades necessárias.


Como gerar e evoluir o conhecimento dentro das organizações?


Para responder esses questionamentos considera-se duas dimensões do conhecimento: explícito e tácito.


Conhecimento explícito é aquele que está formalizado, está documentado em um livro, registro, código ou norma, e pode ser facilmente transmitido e comunicado. Incluído em manuais e padrões organizacionais.


Conhecimento tácito está mais individualizado, implícito, de difícil formalização. Deriva da experiência prática de um indivíduo ou grupo e ainda não é utilizado por outros setores.


Na geração do conhecimento transforma-se um tipo de conhecimento em outro e por vezes mistura-se os dois.


Quando dois indivíduos trocam informações, considerando que cada um possui um conhecimento tácito sobre um assunto, denomina-se socialização. Quando esses colaboradores de alguma forma documentam o que discutiram e os aprendizados que obtiveram, passa a ser explícito um conhecimento que outrora era tácito.


Um bom início de implementação de gestão do conhecimento é tornar o máximo de conhecimento tácito em explícito, assim todos terão acesso. Mapear em conjunto, criar fluxogramas e descrever cada processo do cartório é uma atividade que proporciona essa troca e contribui muito para o aprimoramento do cartório.


Aplique no seu cartório e colha os frutos dessa interessante ferramenta da gestão.


Gostou? Acompanhe nossas postagens e saiba mais sobre Gestão de Excelência para Serventias Extrajudiciais.

 

Tags:

serventias extrajudiciais gestão do conhecimento aprimoramento gestão de excelência Conhecimento explícito mapear fluxogramas processo do cartório Conhecimento tácito
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Categorias

APLICAÇÃO DO 5S CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE CONTROLE E DESEMPENHO FERRAMENTAS GESTÃO DE EXCELÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE RISCOS GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO OPERACIONAL INFORMAÇÃO PRODUTIVIDADE REDES SOCIAIS REGULARIZAÇÃO DOS ATOS EXTRAJUDICIAIS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Posts Recentes

Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social
23 de abril de 2024
Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital
09 de abril de 2024
Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável
26 de março de 2024
Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais
12 de março de 2024
Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset
27 de fevereiro de 2024
Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais
14 de fevereiro de 2024
Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados
30 de janeiro de 2024
Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes
16 de janeiro de 2024

Olá! Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação e a manter o site seguro. Ao clicar em "Entendi", você concorda com nossa Política de Privacidade.