Publicado em 11 de janeiro de 2022
Saber a diferença entre as modalidades de assessoria e consultoria é de suma importância para que se possa ter capacidade técnica para optar pela solução mais pertinente aos objetivos. Muitas pessoas entendem que ambas possuem as mesmas ferramentas ou têm a mesma metodologia. Apesar de, muitas vezes, esses métodos se cruzarem na prática. Em sua essência eles são muito distintos, cada um deles tem uma forma de abordagem e um resultado esperado.
Quando o gestor procura pelo serviço de assessoria, ele está buscando um serviço especializado, cujo objetivo é auxiliar em uma necessidade técnica específica, como por exemplo, a assessoria jurídica, contábil, fiscal e tributária. Estas assessorias geralmente são executadas por profissionais que possuem formação, conhecimento e experiência na área, de modo a resolver de forma direta e rápida o problema ou a realização do trabalho.
Já a consultoria, visa buscar o melhor caminho para os procedimentos dentro de uma organização, a modificação final de algum resultado, apresentar sugestões para novos conceitos, novas formas de se fazer e organizar as atividades, levantar as necessidades do cliente por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e recomendar ações de melhoria.
Quando a consultoria apresenta seu trabalho, ela define qual o escopo a ser abordado, as ações e metodologias a serem aplicadas. Através de uma visão externa e profissional, é possível buscar crescimento da Serventia, desde que o cliente também trabalhe em conjunto com o consultor, fornecendo todas as informações necessárias e de forma transparente.
É prudente que em casos onde há necessidade de se fazer alguma modificação da pilastra central na cultura da organização, a consultoria deverá antecipar os impactos que essa modificação originará, para que o gestor decida se quer ou não continuar o processo.
Portanto, é possível concluir que a assessoria busca responder alguma ação diretamente ligada ao negócio, ao produto ou ao serviço, enquanto a consultoria busca trazer ferramentas e métodos de gestão para que os processos em geral sejam feitos de forma inteligente, ágil e mensurável, trazendo soluções baseadas em um modelo existente e funcional.
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