Publicado em 08 de fevereiro de 2022
Aprender a manter o foco por muitas vezes pode parecer difícil, principalmente no mundo de hoje onde as diversas distrações estão por todos os lugares – smartphones, televisão, trabalho, família, relacionamentos, entre outros. Logo, é preciso ter clareza do objetivo, planejamento para estabelecer as ações, disciplina e responsabilidade. Saber dizer não para as demais coisas que não fazem parte do escopo é fundamental.
Steve Jobs, famoso empresário e que foi gestor por muitos anos da empresa Apple, antes de sua morte nos deixou várias reflexões, e dentre elas, ele citou uma importantíssima referência ao nosso tema foco. Jobs disse que “foco é dizer não”. Essa ideia gerou uma reflexão profunda, pois percebeu-se que para focar em algo é necessário abrir mão das distrações, exigindo força de vontade e uma mentalidade de sucesso.
O significado de foco transformou-se em algo tão complexo que vários estudiosos afirmam que são necessários muitos anos para realmente entendê-lo, tal é o poder que ele tem. Uma frase muito usada, inclusive de forma generalizada e quase automática: “é preciso ter foco”, o que significa ter um objetivo, ser organizado para chegar a determinado ponto colocado como alvo, enfim, ter persistência para se chegar aonde se pretende.
Concentrar-se e executar várias coisas ao mesmo tempo, ou trocar rapidamente entre as tarefas é o contrário de ser focado. Por isso, determine uma tarefa importante e se envolva até finalizá-la. Mas, afinal, qual a diferença entre focado e concentrado?
A concentração acontece em períodos de pouca duração, o que é diferente do foco, que representa continuidade. Neste mesmo contexto também existe o “hábito”, que é o subconsciente executando tarefas a qual o cérebro foi treinado após repetir inúmeras vezes, como por exemplo, dirigir um automóvel, pois é certo que nas primeiras vezes precisa-se ter concentração em ligar o carro, colocar o cinto de segurança, passar as marchas, dar a seta, entre outros. Com o tempo o cérebro aprende a fazer isso de forma automática, criando portanto como citado, um hábito.
Quando se entra em produção é importante que a organização pessoal e as listas de prioridades naquele dia estejam definidas para que a mente não fique repetindo e chamando a atenção de que existem outras coisas para fazer, portanto, é crucial criar metas e se manter nelas no período em que se determinou para fazê-las.
Gostou do conteúdo? Deixe a sua mensagem no espaço destinado aos comentários logo abaixo.
Excelente, muito interessante.