Publicado em 22 de fevereiro de 2022
Vivemos hoje em uma época onde o desenvolvimento científico e tecnológico é muito rico, no qual quem possui mais informações acaba por ter vantagens em seu negócio. Frente a estas transformações a comunicação tornou-se um ativo fundamental na gestão, fazendo parte dos propósitos da organização e sendo considerada de suma importância na área estratégica do negócio.
Diante deste cenário, surge a comunicação interna ou “endomarketing” que mostra ser uma ferramenta essencial, de forma a criar ponte entre a organização e os liderados. Ela atua como uma linha direta que gerencia a entrada e saída das informações, possibilitando a compreensão das ações necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais. O “endomarketing”, hoje, faz parte da sobrevivência da empresa e está incluso na estratégia empresarial, sendo um elemento que auxilia na organização e evolução no sistema produtivo e nas atividades da empresa.
Pode-se dizer que esta estratégia é voltada diretamente às ações internas, onde visa melhorar a imagem frente aos colaboradores, resultando em uma equipe mais motivada e satisfeita. Ao motivar os colaboradores, torna-os aptos a opinar e influenciar pessoas sobre a marca de modo geral. Quando a equipe está satisfeita com o trabalho e com as condições disponibilizadas pela empresa, ela tende a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos, e isso faz com que as pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio, criando também um canal informal de marketing externo bem sucedido.
Ainda neste cenário é importante manter o alinhamento das informações trazidas entre o marketing interno e externo, onde a informação deve partir principalmente de dentro para fora da organização, fazendo com que não ocorra dos funcionários receberem notícias por meio de pessoas externas da própria empresa. Isso evita os famosos “rumores de corredor”, e para isso a comunicação deve ser clara e objetiva, mantendo todos atualizados sobre os acontecimentos importantes, propósitos, metas e objetivos que a empresa pretende alcançar.
Por fim, observa-se que o endomarketing tornou-se sem dúvidas um instrumento estratégico para os benefícios das empresas e, consequentemente, o sucesso nas organizações, afinal, a missão primordial é contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima favorável e propício ao cumprimento das metas.
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