Estratégias para evitar o retrabalho

Estratégias para evitar o retrabalho

Realizar um bom serviço é a meta da maioria das pessoas no âmbito profissional. No momento em que isto não acontece, surgem os retrabalhos. Como o próprio nome já diz, trata-se de refazer uma tarefa que já havia sido considerada 'pronta' e que não atende os padrões de qualidade desejados. Esta prática, muitas vezes, gera consequências negativas tanto para quem a executa, quanto para quem recebe o trabalho mal realizado.


Diversos motivos podem causar o retrabalho, entre eles, a inexistência de planejamento, falta de atenção durante o processo,  desqualificação e o despreparo. Colaboradores que não possuem o conhecimento necessário para executar determinada tarefa, possuem mais chances de executá-la com algum equívoco. Uma forma de corrigir isso é a Serventia disponibilizar treinamentos e aperfeiçoamentos aos funcionários. Quanto mais qualificado o colaborador estiver, maior a possibilidade da tarefa ser entregue da forma correta e sem problemas.


Uma coisa é certa, independente do motivo, demandará maior tempo para corrigir uma tarefa do que realizá-la inicialmente. Logo, haverá uma queda de produtividade. Outra consequência negativa é a insatisfação do cliente, tendo em vista que ninguém gosta de receber algo mal feito ou pela metade, todo esse transtorno pode acarretar na desmotivação do colaborador e ainda no aumento dos custos.


Para prevenir isso, deve-se dar prioridade na correção, identificando a causa e motivo, e em seguida, detectar a necessidade de proporcionar um treinamento aos colaboradores sobre o procedimento que foi necessário a retificação. Automatizar alguns processos auxilia na redução de retrabalho, assim como manter uma comunicação clara e objetiva com a equipe, de modo que a informação seja reproduzida de forma correta e sem ruídos, e isto é, informações desencontradas.


Como está o alinhamento das atividades dos colaboradores, existe algum controle ou cuidado para que o desperdício de tempo com os retrabalhos não esteja ocorrendo? Fique atento para que a Serventia possa estar desempenhando o melhor possível dentro dos serviços prestados.


Gostou do conteúdo? Deixe a sua mensagem no espaço destinado aos comentários logo abaixo.


 

Tags:

comunicação conhecimento estratégias meta padrões de qualidade planejamento produtividade profissional retrabalhos treinamentos tarefa equívoco aperfeiçoamentos desmotivação sansatisfação do usuário correção
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Categorias

APLICAÇÃO DO 5S CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE CONTROLE E DESEMPENHO FERRAMENTAS GESTÃO DE EXCELÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE RISCOS GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO OPERACIONAL INFORMAÇÃO PRODUTIVIDADE REDES SOCIAIS REGULARIZAÇÃO DOS ATOS EXTRAJUDICIAIS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Posts Recentes

Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social
23 de abril de 2024
Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital
09 de abril de 2024
Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável
26 de março de 2024
Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais
12 de março de 2024
Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset
27 de fevereiro de 2024
Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais
14 de fevereiro de 2024
Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados
30 de janeiro de 2024
Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes
16 de janeiro de 2024

Olá! Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação e a manter o site seguro. Ao clicar em "Entendi", você concorda com nossa Política de Privacidade.