Publicado em 01 de março de 2022
Realizar um bom serviço é a meta da maioria das pessoas no âmbito profissional. No momento em que isto não acontece, surgem os retrabalhos. Como o próprio nome já diz, trata-se de refazer uma tarefa que já havia sido considerada 'pronta' e que não atende os padrões de qualidade desejados. Esta prática, muitas vezes, gera consequências negativas tanto para quem a executa, quanto para quem recebe o trabalho mal realizado.
Diversos motivos podem causar o retrabalho, entre eles, a inexistência de planejamento, falta de atenção durante o processo, desqualificação e o despreparo. Colaboradores que não possuem o conhecimento necessário para executar determinada tarefa, possuem mais chances de executá-la com algum equívoco. Uma forma de corrigir isso é a Serventia disponibilizar treinamentos e aperfeiçoamentos aos funcionários. Quanto mais qualificado o colaborador estiver, maior a possibilidade da tarefa ser entregue da forma correta e sem problemas.
Uma coisa é certa, independente do motivo, demandará maior tempo para corrigir uma tarefa do que realizá-la inicialmente. Logo, haverá uma queda de produtividade. Outra consequência negativa é a insatisfação do cliente, tendo em vista que ninguém gosta de receber algo mal feito ou pela metade, todo esse transtorno pode acarretar na desmotivação do colaborador e ainda no aumento dos custos.
Para prevenir isso, deve-se dar prioridade na correção, identificando a causa e motivo, e em seguida, detectar a necessidade de proporcionar um treinamento aos colaboradores sobre o procedimento que foi necessário a retificação. Automatizar alguns processos auxilia na redução de retrabalho, assim como manter uma comunicação clara e objetiva com a equipe, de modo que a informação seja reproduzida de forma correta e sem ruídos, e isto é, informações desencontradas.
Como está o alinhamento das atividades dos colaboradores, existe algum controle ou cuidado para que o desperdício de tempo com os retrabalhos não esteja ocorrendo? Fique atento para que a Serventia possa estar desempenhando o melhor possível dentro dos serviços prestados.
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