Inteligência emocional

Inteligência emocional

A inteligência emocional pode se tornar a habilidade que mais favorece os gestores em momentos de tensão no âmbito profissional. Embora não sejam todos que possuem essa capacidade, aqueles que desenvolvem e utilizam essa poderosa ferramenta, alcançam melhores resultados pessoais e maiores resultados junto a suas equipes.


Foi definido pelos psicólogos Peter Salovery e John D. Mayer que a inteligência emocional é “a capacidade do indivíduo monitorar os sentimentos e as emoções dos outros e seus, de discriminá-los e de utilizar essa informação para guiar o próprio pensamento e as ações”.


Sendo assim, através da inteligência é possível compreender as emoções e obter vantagem em busca de um resultado previamente definido. Além de gerir as próprias emoções, essa habilidade diz respeito sobre entender aqueles que estão ao nosso redor, possibilitando gerir as emoções.


Não existe separação entre vida pessoal e profissional pois uma interfere expressivamente na outra. Em ambientes de trabalho que o descontrole emocional impera é muito difícil suportar, já que um trabalhador comum passa oito horas do dia nesse local e a motivação e produtividade são corroídas até a sua completa extinção.


Pessoas que dominam com maestria a inteligência emocional são indivíduos comuns e extraordinários, que deixaram de ser “ordinários” não mais como se fossem produzidos em série e parecidos como a maioria que se deixa dominar pelas emoções e vontades, mas são diferentes pois tomaram a decisão de assumir o controle de suas emoções para auxiliar e direcionar aqueles que ainda não desenvolveram essa capacidade. 


De que lado você se encontra hoje? Do lado de quem é guiado por emoções e dominado por elas ou do lado de quem domina suas emoções?


Ter controle das emoções pode ser confundido com aqueles que estão sempre calmos, mas nem sempre são somente esses que possuem inteligência emocional. Controlar emoções como “ira”, para ficar calmo ou irado quando desejar, também se trata de ter inteligência emocional, se trata de estar no domínio tanto para diminuir a intensidade de um determinado sentimento e também aumentar a intensidade independente de situações externas.


Interessante, não é mesmo? Use esse post como uma fagulha desse assunto que pode te beneficiar em muitos aspectos. Para se conhecer melhor, se observe e perceba quanto domínio você possui na oscilação dos seus sentimentos. Inteligência emocional pode ser entendida com a analogia de um músculo que para crescer precisa ser alimentado e exercitado, portanto quer crescer em inteligência emocional exercite-se.


Continue acompanhando nosso blog e fique inteirado sobre o que há de melhor sobre Gestão de Excelência para Serventias Extrajudiciais.


 

Tags:

ações busca de resultados emoções ferramenta motivação produtividade Inteligência emocional habilidade tensão equipes sentimentos resultado calmo irado
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Categorias

APLICAÇÃO DO 5S CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE CONTROLE E DESEMPENHO FERRAMENTAS GESTÃO DE EXCELÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE RISCOS GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO OPERACIONAL INFORMAÇÃO PRODUTIVIDADE REDES SOCIAIS REGULARIZAÇÃO DOS ATOS EXTRAJUDICIAIS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Posts Recentes

Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social
23 de abril de 2024
Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital
09 de abril de 2024
Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável
26 de março de 2024
Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais
12 de março de 2024
Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset
27 de fevereiro de 2024
Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais
14 de fevereiro de 2024
Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados
30 de janeiro de 2024
Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes
16 de janeiro de 2024

Comentário do artigo

Marinalva Pedrozo
30 de março de 2022

Parabéns pela matéria. Muito pertinente ao momento atual e porque não dizer sempre pertinente? Há autores como Daniel Golemann, que defendem que, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo. A contribuição da Inteligência Emocional no ambiente de trabalho é uma forma de gerenciar os sentimentos para que sejam usados de maneira eficaz no tratamento de um problema. "Capacidade de reconhecer as emoções das outras pessoas e entender oque elas estão dizendo".

Olá! Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação e a manter o site seguro. Ao clicar em "Entendi", você concorda com nossa Política de Privacidade.