Publicado em 19 de abril de 2022
Seja no ambiente de trabalho como também na vida pessoal, a confiança e o respeito são classificados em pilares essenciais para a convivência do dia a dia entre as pessoas, o significado de “corrigir” pode ser considerado também como “realizar feedback adequadamente, com intuito de melhoria”. Desta forma, podemos considerar que o feedback é positivo se for realizado de forma adequada.
Cabe ao gestor acompanhar o desempenho do colaborador e da sua equipe para equiparar os resultados e assim distribuir elogios com equidade suportável a cada um deles. Também, é muito comum e apropriado elogiar a equipe como um todo, mesmo que se trate de realizações individuais feitas por um colaborador apenas e as correções e oportunidades de melhorias individuais devem ser tratadas em particular.
Corrigir a falha de alguém não é uma tarefa simples, o ideal é sempre realizar uma análise prévia da situação e considerar os sofismas do indivíduo, estrutura de pensamento que foge às regras da lógica. Nesse sentido, conduz ele a conclusões falsas. Feito isso, o próximo passo é chamar em um ambiente reservado e ter uma conversa transparente e direta, evitando assim, constrangimentos e multiplicando muitas vezes as chances de sucesso em uma conversa, que tem por objetivo mostrar o erro de alguém, para que ela possa corrigir as suas atitudes e pensamentos.
Por outro lado, elogiar é uma atitude simples e que é capaz de gerar diversos benefícios para um colaborador, provocando alegria, aumentando a segurança e fortalecendo a qualidade do trabalho exercido por ele. Seja em qualquer ambiente, o elogio está inteiramente ligado ao bom desempenho das pessoas que estão recebendo esse feedback.
O bom desempenho nas tarefas depende de aspectos psicológicos do ser humano, por isso o incentivo emocional por parte de um líder ganha importância nesse momento, e o elogio feito vai impactar positivamente tornando o ambiente de trabalho mais agradável.
Elogios não são importantes apenas no âmbito profissional, eles transformam a relação para o bem e devem ser feitos o quanto antes possível. De nada adianta começar a elogiar, quando a pessoa não se importa mais.
O elogio estabelece uma relação de reciprocidade na equipe, faz com que o elogiado se sinta bem e perceba que está no caminho certo, passando a produzir resultados cada vez melhores. O elogio não se associa somente a um processo de feedback, onde são discutidos os pontos fortes e os fracos do colaborador. Muitas vezes as pessoas têm a necessidade apenas de ouvir que fizeram um bom trabalho.
É preciso deixar claro qual resultado obtido rendeu o elogio, para que as atitudes valorizadas sejam reconhecidas e absorvidas. Essa ação reforça o senso de pertencer à equipe, por isso deve ser percebida e compartilhada como algo bom para o todo.
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