Publicado em 05 de julho de 2022
Absorver a fala do outro de maneira positiva e ou até mesmo abster-se, nem sempre é possível devido a correria do dia. É normal se manter na defensiva, e pensar que, aquele que critica, não vê todo empenho e esforço colocado para realizar tal atividade, por isso, seja flexível consigo mesmo.
A capacidade em filtrar corretamente tudo que é passado, seja por meio de conversas informais ou através de feedback, é fundamental. Sendo assim, vamos compreender a diferença de crítica construtiva e crítica destrutiva:
Crítica construtiva: é uma forma de ajudar o outro, instiga performances diferentes que podem ser aplicadas a rotina, colabora com os resultados e demonstra que as atividades podem ser ainda melhores.
É mostrar-se à disposição e tornar o trabalho mais prazeroso e leve, elenca o que às vezes passa despercebido, mas que faz toda a diferença para um bom trabalho. Quem recebe esse tipo de crítica, precisa estar disposto a ser receptivo e compreender bem o que querem dizer.
Crítica destrutiva: aqui o foco está em apontar as dificuldades, denegrir a imagem e autoestima do colaborador. Não traz nenhum benefício profissional, muito menos pessoal. Pode desmotivar ou até mesmo deixá-lo com raiva, torna o clima organizacional hostil e improdutivo, pois a equipe ficará sempre à procura de problemas para apontar no próximo.
O que devemos fazer para não se sentir ofendido diante de uma crítica? Existem algumas maneiras que nos auxiliam a receber de forma mais aberta o que foi repassado, o que demonstrará um profissionalismo mais maduro e seguro.
Inicialmente, deve-se refletir sobre o que foi dito, ou seja, faça uma autoavaliação e verifique se há pontos que realmente devem ser aprimorados, não tente justificar ou procurar desculpas. Deve-se lembrar que todos têm opiniões diferentes e é importante respeitar o ponto de vista do outro, mesmo sem concordar.
Procure captar a verdade do que foi dito e quais os elementos que levaram a esse feedback. Reserve um tempo para falar sobre o assunto. Afinal, a comunicação é primordial dentro da organização. Solicite uma conversa/reunião e faça perguntas para entender os motivos sobre o que foi dito e lembre-se de ouvir sem culpa.
Se conseguir realizar todas essas análises, vai desconsiderar o que não é verdadeiro, já que no ambiente de trabalho é possível que existam críticas feitas de maneira ruim, então, não leve para o lado pessoal e não acumule sentimentos de raiva. Trabalhe apenas com aquilo que aprimore os resultados e desenvolve crescimento e satisfação profissional.
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