Críticas no trabalho: como lidar de forma positiva

Críticas no trabalho: como lidar de forma positiva

Absorver a fala do outro de maneira positiva e ou até mesmo abster-se, nem sempre é possível devido a correria do dia. É normal se manter na defensiva, e pensar que, aquele que critica, não vê todo empenho e esforço colocado para realizar tal atividade, por isso, seja flexível consigo mesmo.


A capacidade em filtrar corretamente tudo que é passado, seja por meio de conversas informais ou através de feedback, é fundamental. Sendo assim,  vamos compreender a diferença de crítica construtiva e crítica destrutiva:


Crítica construtiva: é uma forma de ajudar o outro, instiga performances diferentes que podem ser aplicadas a rotina, colabora com os resultados e demonstra que as atividades podem ser ainda melhores. 


É mostrar-se à disposição e tornar o trabalho mais prazeroso e leve, elenca o que às vezes passa despercebido, mas que faz toda a diferença para um bom trabalho. Quem recebe esse tipo de crítica, precisa estar disposto a ser receptivo e compreender bem o que querem dizer.


Crítica destrutiva: aqui o foco está em apontar as dificuldades, denegrir a imagem e autoestima do colaborador. Não traz nenhum benefício profissional, muito menos pessoal. Pode desmotivar ou até mesmo deixá-lo com raiva, torna o clima organizacional hostil e improdutivo, pois a equipe ficará sempre à procura de  problemas para apontar no próximo.


O que devemos fazer para não se sentir ofendido diante de uma crítica? Existem algumas maneiras que nos auxiliam a receber de forma mais aberta o que foi repassado, o que demonstrará um profissionalismo mais maduro e seguro.


Inicialmente, deve-se refletir sobre o que foi dito, ou seja, faça uma autoavaliação e verifique se há pontos que realmente devem ser aprimorados, não tente justificar ou procurar desculpas. Deve-se lembrar que todos têm opiniões diferentes e é importante respeitar o ponto de vista do outro, mesmo sem concordar.


Procure captar a verdade do que foi dito e quais os elementos que levaram a esse feedback. Reserve um tempo para falar sobre o assunto. Afinal, a comunicação é primordial dentro da organização. Solicite uma conversa/reunião e faça perguntas para entender os motivos sobre o que foi dito e lembre-se de ouvir sem culpa.


Se conseguir realizar todas essas análises, vai desconsiderar o que não é verdadeiro, já que no ambiente de trabalho é possível que existam críticas feitas de maneira ruim, então, não leve para o lado pessoal e não acumule sentimentos de raiva. Trabalhe apenas com aquilo que aprimore os resultados e desenvolve crescimento e satisfação profissional.

 

Acompanhe nossas postagens, e saiba mais sobre Gestão de Excelência para Serventias Extrajudiciais.

 

Tags:

feedback positiva defensiva critica empenho esforço atividade flexível filtrar conversas informais críticas construtivas crítica destrutiva
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Categorias

APLICAÇÃO DO 5S CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE CONTROLE E DESEMPENHO FERRAMENTAS GESTÃO DE EXCELÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE RISCOS GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO OPERACIONAL INFORMAÇÃO PRODUTIVIDADE REDES SOCIAIS REGULARIZAÇÃO DOS ATOS EXTRAJUDICIAIS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Posts Recentes

Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social
23 de abril de 2024
Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital
09 de abril de 2024
Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável
26 de março de 2024
Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais
12 de março de 2024
Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset
27 de fevereiro de 2024
Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais
14 de fevereiro de 2024
Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados
30 de janeiro de 2024
Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes
16 de janeiro de 2024

Olá! Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação e a manter o site seguro. Ao clicar em "Entendi", você concorda com nossa Política de Privacidade.