Publicado em 19 de julho de 2022
Com base em tudo que vem acontecendo nos últimos anos e a velocidade em que as tecnologias estão avançando, é possível notar que o atendimento através das redes sociais deixou de ser uma opção e se tornou parte fundamental dentro dos canais de relacionamento com o cliente.
O que antes era um meio de interação entre a comunidade, agora é também de acesso a informações e resolução de necessidades. A pandemia fez esse processo acelerar de certa forma, o que já estava sendo praticado aos poucos por alguns usuários se tornou essencial para as empresas e clientes conseguirem executar os serviços prestados e solicitados, e ambos se relacionarem de maneira eficiente.
Mas, para que esse atendimento seja realmente eficaz existem alguns cuidados, como por exemplo:
- Treinar e capacitar a equipe para esse tipo de atendimento;
- Uso de linguagem adequada;
- Responder com rapidez ou através de interação de mensagens prontas, chatbots ou robots;
- Não deixar comentários e perguntas sem respostas;
- Usar ferramentas que possibilitem a integração de redes;
- Aprender a lidar com as críticas e reclamações.
É ideal que o atendimento através das redes sociais seja executado de maneira correta e padronizada, visto que são inúmeros os benefícios: maior aproximação com o cliente, otimização de tempo para entrega de respostas, aumento do nível de satisfação do cliente, e sem dúvidas, a resolução de problemas de maneira ágil.
Para que essa ferramenta traga mais benefícios e não se torne algo negativo para o cartório é preciso saber usá-la e não apenas implementá-la sem nenhum gerenciamento. Da mesma forma que, pode agilizar os processos, se não bem utilizada trará má visualização dos clientes em relação ao interesse da serventia quanto ao atendimento. Uma pesquisa da Harvard Business Review, apontou que 48% dos consumidores que tiveram experiências negativas com o atendimento contaram para no mínimo dez pessoas. Por outro lado, 23% dos clientes que tiveram uma interação positiva espalharam essa informação.
Uma maneira eficaz e que conduz uma imagem positiva, é demonstrar ao cliente uma preocupação verdadeira em atendê-lo no menor tempo possível, cada Serventia deve identificar as possibilidades em relação ao tempo de atendimento via canais online e deixar exposto aos seus clientes o tempo de retorno. O comportamento das pessoas está mudando e é necessário que se invista em formas online de atender seu cliente.
Como está o atendimento online da sua Serventia, existem canais adequados e pessoas treinadas para suprir essa demanda? Avalie cada detalhe e note como esse atendimento é tão importante e necessário quanto o atendimento presencial.
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