O Papel de um gestor

O Papel de um gestor

O gestor é o profissional responsável por ajudar a Serventia a alcançar os objetivos traçados, que se envolve com o planejamento das ações, define metas e analisa a correta distribuição dos recursos. Além de toda parte estratégica, se envolve com o engajamento da equipe junto aos projetos lançados.

 

As funções desse profissional vão desde atividades complexas como elaboração de projeto e definição de estratégias, acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores e se todos os recursos disponibilizados estão adequados para o desempenho das atividades.


É necessário que o gestor tenha conhecimento sobre todas as funções exercidas pelo grupo que gerencia, para que possa identificar e compreender as limitações e habilidades de cada um, buscando colher os melhores resultados. É uma posição de liderança que exige se aperfeiçoar na relação com as pessoas, pois essa função necessita de vários papéis como:


Gerir conflitos: ouvir os envolvidos e com sua expertise saber lidar e solucionar da melhor forma possível;


Delegar tarefas: saber distribuir as atividades de acordo com as habilidades e limitações de cada profissional;


Motivar e engajar os colaboradores: deve impulsionar os colaboradores de maneira que se sintam valorizados e importantes dentro da Serventia;


Definir metas e objetivos: estabelecer de forma realista propósitos e finalidades a serem alcançados;


Visão estratégica: analisar o futuro, traçar projetos e tomar decisões de forma a conduzir o cartório aos resultados com os valores estabelecidos;


Receber e dar feedbacks: estar próximo aos colaboradores, sendo honesto e respeitoso, para que possa passar feedbacks tanto positivos quanto negativos com o objetivo de auxiliar no aperfeiçoamento. Do mesmo modo, ter a sensibilidade de receber sugestões dos colaboradores.


Além de saber gerir de forma condizente as atividades é preciso que o gestor tenha comprometimento com os resultados definidos, conheça a empresa e os objetivos estratégicos, saiba se comunicar e relacionar com pessoas, e invista em conhecimento para obter o melhor desempenho e qualidade nas demandas.


Esteja atento as mudanças para que as informações sejam concretas e comunicadas a todos, pois a boa influência do gestor é uma grande vantagem competitiva, afinal, os melhores resultados surgem através de equipes bem estruturadas e motivadas.


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