Publicado em 16 de agosto de 2022
A pesquisa de clima organizacional é um recurso de coleta de dados e fornece informações importantes da percepção dos colaboradores sobre a serventia. O clima organizacional é percebido e afeta direta ou indiretamente todos os colaboradores. Através das respostas é possível observar a existência de alguma interferência ou ruído que possa estar ocorrendo. Os consultores que aplicam esta ferramenta também podem identificar os pontos fortes e fracos da gestão e melhorar os elementos que precisam ser ajustados.
Os dados coletados são de extrema importância para que o titular, em conjunto com os gestores e demais lideranças, definam ações de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível assegurar um diagnóstico mais preciso do ambiente e das motivações no dia a dia e, principalmente, como instrumento para manter a saúde do ambiente de trabalho.
As perguntas escolhidas para esta abordagem dependem da intenção da organização. É necessário ter um planejamento muito claro sobre o que se pretende analisar com uma pesquisa de clima. Considere a seguinte situação: O cartório está passando por uma crise e o titular juntamente com seus líderes não conseguem identificar exatamente onde está localizado o problema. Nesse caso, por exemplo, uma queda na produtividade pode estar relacionada a um ambiente de trabalho ruim ou até mesmo a uma falha na forma como as informações são entregues. Ao entender a satisfação dos funcionários, você pode identificar problemas e encontrar soluções para tornar o trabalho tranquilo novamente.
Geralmente, isto pode ser feito abordando pontos relevantes no questionário para entender o contexto, usando-se de perguntas abertas ou fechadas, de múltipla escolha com campos abertos destinados a comentários e sugestões. Deve-se deixar a pessoa livre para acrescentar algo que não havia sido pensado pelos gestores, essa autonomia é essencial.
Aplicar a pesquisa de clima envolve sapiência das lideranças já que a comunicação e a sensibilização bem-feita contribuem para que os colaboradores entendam qual a razão e a importância desse processo. Deve-se garantir o sigilo das respostas evitando que elas não condizem com a realidade por deixar a pessoa inibida.
É sabido que os colaboradores são o grande capital das organizações. Com eles, é possível ter mais produtividade, qualidade nos produtos e serviços. Por isso a importância que uma pesquisa de clima pode proporcionar, como consequência, diversos benefícios: diminuição da rotatividade de colaboradores, menores índices de adoecimento dos colaboradores, aumento da motivação da equipe e redução no total de conflitos organizacionais.
Por fim, com a aplicação de pesquisas de clima organizacional, é possível criar um ambiente de trabalho mais agradável e realizar melhorias contínuas, o que traz diversos benefícios à empresa e aos colaboradores.
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