Publicado em 30 de agosto de 2022
A experiência do usuário na serventia deve ser a maior preocupação por parte de toda a serventia. Isso se deve ao fato de que as pessoas estão mais exigentes e impacientes, principalmente porque os Cartórios Extrajudiciais ainda são vistos como organizações burocráticas.
A mudança de comportamento obriga os cartórios a mudarem seus modelos de relacionamento e entender como pode alcançar a satisfação do cliente, e um passo importante é demonstrar que o cartório existe para garantir a paz social e segurança jurídica, portanto, para que ocorra da melhor forma é necessário muita atenção para evitar erros.
A experiência proporcionada consiste na forma como o usuário percebe as interações com o cartório. Considerando que as pessoas estão mais empoderadas e um bom atendimento propicia uma boa experiência, esse assunto deve ser recorrentemente pautado em reuniões para que o nível seja sempre mantido de forma que atenda as expectativas das partes interessadas.
O indicador de satisfação do usuário/cliente é muito importante, pois mensura o quanto uma organização consegue atender as expectativas do consumidor. Também, pode ser entendido como o sentimento que desperta antes, durante e após a jornada da prestação de um serviço.
Certamente é um desafio criar uma estratégia de experiência do cliente, pois existe uma série de processos a serem analisados, entretanto é preciso se esforçar para vencer obstáculos e conquistar uma boa reputação diante a sociedade.
Outra premissa que deve fazer parte do cotidiano é alinhar as atividades à experiência do cliente. Isso significa que todos os setores devem trabalhar unidos com esse objetivo em comum.
Pontualmente, deve-se antecipar possíveis problemas. Algumas estratégias bastante úteis são:
- Conversar com os clientes e entender as expectativas dele;
- Treinar os colaboradores para ouvir e aproveitar as oportunidades de demonstrar solicitude as necessidades do usuário;
- Dar valor aos feedbacks recebidos;
- Monitorar a qualidade do atendimento;
- Colocar-se no lugar do cliente.
Garantir a satisfação do cliente é o primeiro passo para o sucesso, por isso se deve buscar sempre atender a necessidade dele e quando não for possível, deixar bem claro os motivos que inviabilizaram.
Gostou das dicas apresentadas? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário logo abaixo e aproveite essa oportunidade para aperfeiçoar seu atendimento e estratégia de experiência do cliente.