Melhore o processo interno da sua empresa

Melhore o processo interno da sua empresa

Realizar de forma mais rápida, mantendo o padrão de qualidade, são algumas das vantagens em investir na melhoria dos processos internos. Para realizar um serviço, por exemplo, é necessário uma sequência de etapas, e essa sequência é o que denominamos de processo. Alguns métodos são essenciais para contribuir nesta evolução.

O método PDCA é um deles, o qual corresponde a uma sigla em inglês, fazendo referência a estas quatro fases para a gestão:

- Plan: Planejar

- Do: Fazer, executar

- Check: Checar, verificar, mensurar

- Act: Agir.

O PDCA pode ser usado em qualquer processo, para que esteja sempre em um ciclo de melhoria contínua, e consequentemente, implantar padrões e aumentar os ganhos em eficiência. 

Para melhorar os processos, é preciso mapear todas as etapas que são necessárias para que o serviço e/ou produto seja realizado, ou seja, desde a solicitação do cliente até a conclusão do processo. É recomendado que seja priorizado o mapeamento nas áreas com maior impacto no cartório.

Classificar os processos através da utilização da ferramenta de gestão “matriz GUT”, para identificar a gravidade, urgência e a tendência de cada um deles é essencial para saber por onde começar. 

No momento do mapeamento é importante conversar com as pessoas que convivem com a rotina do cartório, pois elas vão identificar problemas que acontecem e vão ajudar a buscar ideias para a melhoria. Envolver as pessoas na tomada de decisão reduz a resistência à mudança, fortalecendo o compromisso e alinhamento dos objetivos. 

Todo esse trabalho de diagnóstico, planejamento, execução e mensuração precisa estar associado a objetivos claros, os quais devem se alinhar com o que a serventia deseja conquistar.

Use essas informações para avaliar onde o processo parece travar, em qual etapa o tempo de trabalho é maior ou onde estão os principais erros que impulsionam o retrabalho. Com o olhar nos dados você torna muito mais eficiente a identificação de pontos que precisam ser otimizados, facilitando a gestão e mapeamento de processos.

Buscar a otimização dos processos da sua serventia é um hábito saudável que deve ser constante. Quem tem as suas tarefas e deveres bem organizados vai entregar resultados melhores e, consequentemente, trará mais sucesso a todos. Faça da reforma de processos uma tarefa recorrente da sua equipe e aproveite os benefícios.

Cabe avaliar continuamente o desempenho e estar aberto a mudar outra vez. Afinal, a melhoria é contínua!

Gostou do conteúdo? Deixe a sua mensagem no espaço destinado aos comentários logo abaixo.

 

 

Tags:

profissional cartório clientes desempenho evolução extrajudicial ferramentas indicadores melhoria PDCA qualidade serventia processos internos métodos fornecedores gargalos
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Categorias

APLICAÇÃO DO 5S CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE CONTROLE E DESEMPENHO FERRAMENTAS GESTÃO DE EXCELÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE RISCOS GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO OPERACIONAL INFORMAÇÃO PRODUTIVIDADE REDES SOCIAIS REGULARIZAÇÃO DOS ATOS EXTRAJUDICIAIS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Posts Recentes

Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social Cartórios: Guardiões da Regularização Fundiária e Construtores de Justiça Social
23 de abril de 2024
Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital Desafios e Perspectivas na Gestão Cartorária: Rumo à Modernização e Eficiência no Mundo Digital
09 de abril de 2024
Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável Práticas e Responsabilidade Ambiental na Busca pelo Desenvolvimento Sustentável
26 de março de 2024
Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais Identificação e Valorização de Talentos: Potencializando a Eficiência nas Serventias Extrajudiciais
12 de março de 2024
Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset Transformando Desafios em Oportunidades: O Poder da Criatividade e Mudança de Mindset
27 de fevereiro de 2024
Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais Garantindo a Confiança: Práticas Eficientes de Gestão de Riscos nas Serventias Extrajudiciais
14 de fevereiro de 2024
Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados Tecnologia e Cartórios: Adequação ao Provimento nº 74/2018 CNJ para Garantir Segurança e Integridade dos Dados
30 de janeiro de 2024
Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes Guia Prático para Conduzir Reuniões Setoriais Eficazes
16 de janeiro de 2024

Olá! Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação e a manter o site seguro. Ao clicar em "Entendi", você concorda com nossa Política de Privacidade.