Publicado em 01 de novembro de 2022
Assiduidade e engajamento no uso das plataformas digitais é uma característica dos brasileiros, de acordo com IBOPE eles passam pelo menos duas horas por dia no instagram, utilizando a ferramenta para postagem de fotos, compartilhamento de pensamentos, pesquisa de informações sobre serviços e produtos.
Tratando de Instagram, o Brasil ocupa a terceira posição, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Índia. Essas informações devem ser consideradas com bastante atenção, pois é muito importante que o Cartório esteja bem posicionado onde os usuários estão. O instagram é uma rede empresarial tão importante quanto o Facebook e por isso deve ser aliado à "Gestão de Qualidade” somado a estratégias do “Sistema de Gestão”.
Interação, interesse e envolvimento com as postagens são algumas métricas que podem ser acompanhadas na plataforma e consideradas como um termômetro. Considere os percentuais abaixo e acompanhe o seu engajamento:
Menor que 1% = engajamento baixo
Entre 1% e 3,5% = engajamento médio
Entre 3,5 e 6% = engajamento alto
Mais que 6% = engajamento excelente
Considere ainda como forma de engajamento:
- curtidas nos posts do feed;
- comentários nos posts do feed;
- salvar posts do feed;
- enviar posts do feed;
- tempo gasto com a timeline parada nos posts;
- envio de mensagens diretas;
- respostas e interações aos stories como responder a enquetes e enviar perguntas;
- ações nos stories como segurar a tela para ver e navegar nos stories;
- enviar stories.
Essas ações indicam e são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo e mostra o caminho de assuntos de publicações a ser seguido pela serventia.
Existem alguns erros que a Serventia não deve cometer ao gerenciar sua conta no instagram, são eles:
- Não usar “auto-like”, se você publicou é sinal que ao menos você gosta do conteúdo;
- Não compre seguidores;
- Não explorar e usar todos os recursos disponíveis na ferramenta. Perfis comerciais contam com ferramentas de análise sobre impressões, alcance e engajamento;
- Deixar de responder mensagens diretas. As mensagens devem ser sempre retornadas com cordialidade e oferecendo ajuda ou soluções aos problemas;
- Usar o perfil comercial como pessoal. Use esse perfil apenas para fortalecer e trabalhar o branding;
- Deixar de curtir, comentar fotos e postagens de seus seguidores.
Saiba que o sucesso deixa pegadas, e por isso é positivo acompanhar os grandes nas mídias sociais e aprender com eles, lembre-se de adaptar a realidade do cartório e nunca deixe de inovar. Use bom humor e criatividade, assim o instagram será um aliado na prestação dos serviços cartorários.
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