Mapeamento de Processos

Mapeamento de Processos

Mapa de processos é uma ferramenta de gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho, e que demonstra uma série de eventos que produzem um resultado final. Ele mostra quem e o que está envolvido em um processo e revela áreas que devem ser melhoradas.

O mapeamento de processos identificará gargalos, repetições e atrasos, e também, a definir limites, propriedades, responsabilidades e medidas de eficácia ou indicadores dentro de todo o processo. Além de destacar desperdícios, agiliza o trabalho e gera compreensão, a ferramenta permite comunicar visualmente os detalhes importantes.

Durante a realização do mapeamento é importante seguir alguns passos:

Determine qual o processo você quer mapear - O primeiro passo consiste em determinar qual processo do seu negócio você deseja mapear.

Identifique quem são os fornecedores do processo - Os fornecedores são aqueles que geram os inputs do processo; ou seja, as entradas. São os responsáveis por darem início a uma demanda, podendo ser internos ou externos.

Aponte as entradas do processo - Também chamadas de “inputs”, as entradas se referem ao momento em que uma demanda é gerada; ou seja, o início do processo.

Identifique os elementos do processo - Nessa etapa você precisa identificar quais são os elementos que compõem o processo em questão: quais as tarefas que serão realizadas? Por quem?

Aponte as saídas do processo - As saídas são os produtos do processo. Elas se referem às entregas de cada processo.

Identifique quem são os clientes ou usuários do processo - Os clientes são as pessoas que estão na ponta final do processo e que receberão as saídas produzidas.

Documente o processo - Neste último passo, você precisa documentar todas as etapas, atividades, responsáveis, entradas, saídas, clientes e fornecedores.

Por fim, monitore os processos, pois tudo isso é considerado apenas o início de todo um trabalho de eficiência organizacional. Toda informação coletada até aqui é essencial para o futuro da Serventia.  

Fique sempre atento às mudanças e de olho em indicadores que podem mostrar ajustes necessários ou desvios que acarretarão em problemas a longo prazo.

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