Publicado em 13 de dezembro de 2022
Trabalhar ações de incentivo, saúde e autocuidado é muito importante e possui suas vantagens, beneficiando a própria serventia. Dessa forma, promover esse tipo de ação gera: bem-estar no ambiente de trabalho, melhoria da autoestima do trabalhador, redução das faltas e afastamentos, geração de engajamento e aproximação das pessoas por meio da empatia.
Engajar os colaboradores nessas ações impacta dentro e fora da serventia, nas relações dos colaboradores com a comunidade e a família de cada um deles. Construir ação é fundamental porque a ideia central das campanhas nos cartórios é informar os colaboradores e usuários sobre os sintomas da doença e testes preventivos. E, claro, check-ups periódicos devem ser incentivados.
A responsabilidade social se torna um diferencial, principalmente quando se é falado sobre questões delicadas e alertas à prevenção de doenças. Temas que não devem ser evitados e precisam estar presentes no dia a dia da serventia. Aderir a campanhas de prevenção é uma forma de conscientizar a todos sobre o perigo de algumas doenças.
Entretanto, diferente da maioria das ações de comunicação interna e endomarketing, nestas campanhas é fundamental estudar o tom ideal para que haja respeito e consideração com o tema. Lembre-se, o objetivo principal é debater, alertar e contribuir para que a equipe de Recursos Humanos possa discutir o tema internamente com mais profundidade.
Quanto maior for a divulgação, maior é a chance de que a cor escolhida seja fixada na mente das pessoas associada imediatamente à sua causa. Por exemplo: os meses de Setembro, Outubro e Novembro são tradicionalmente marcados por campanhas relevantes em todo o país:
O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, e que visa conscientizar as pessoas, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.
O Outubro Rosa já é um mês de celebração bastante consolidado na maioria das empresas. Seu principal objetivo é conscientizar todas as mulheres quanto à importância do combate e da prevenção ao câncer de mama. É comum as serventias realizarem palestras, receberem profissionais da saúde para orientação sobre os exames disponíveis e a importância do autoexame.
O Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. O mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Para debater o tema com propriedade é fundamental contar novamente com parcerias de profissionais e órgãos da saúde. Além de terem um material desenvolvido exatamente para este tema, eles podem trazer informações e estatísticas atualizadas e confiáveis para apresentar aos empregados.
O importante para que as campanhas tragam algum resultado é que ela faça sentido para a realidade e cultura de sua serventia. O ano de 2022 está acabando, e no próximo ano, você tem a oportunidade de fazer diferente. Vamos juntos apoiar essa causa?
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