Publicado em 27 de dezembro de 2022
A humanização do atendimento valoriza o usuário enquanto indivíduo, buscando entender as suas dores e necessidades. O atendimento humanizado é uma forma de solucionar os problemas e questionamentos apresentados, por meio de uma abordagem mais acolhedora e empática.
A interação é o ponto principal do atendimento e a equipe precisa ser pró-ativa e capacitada para não ficar aguardando o público fazer as suas exigências, identifique o perfil do usuário para promover um discurso mais personalizado diante do que ele precisa, gerando aproximação e tornando a conversa menos mecânica.
E o primeiro passo para realizar o atendimento humanizado é a naturalidade, muitas pessoas se revestem de tantas técnicas para fazer um bom atendimento que se esquecem daquilo que é principal, ser natural.
O segundo passo para o atendimento humanizado é ser verdadeiro, ser espontâneo, não querer ser outra pessoa, seja você mesmo, seja simples, pois isso vai abrir caminho para que haja uma conexão natural entre você e o usuário.
O terceiro passo para realizar um atendimento humanizado é a empatia, para você conseguir oferecer a solução e não simplesmente vender algo para ele. É importante manter um envolvimento emocional equilibrado que induz a sentimentos de boas ações em relação ao seu usuário.
O quarto passo é a comunicação, você precisa entender com clareza o que o usuário disse, isso envolve você saber ouvir e ao mesmo tempo transmitir clareza nas suas ideias, pois a pior coisa é a outra pessoa entender algo errado, então respire para falar quando estiver conversando, procure manter um bom contato visual olhando brevemente nos olhos, mantenha uma expressão facial agradável com um sorriso, de preferência bem verdadeiro.
E o quinto e último passo para manter um atendimento humanizado envolve a generosidade, que é tratar o próximo com dignidade e respeito. Ser generoso está na essência do ser humano e está relacionada ao ambiente de trabalho que criamos a nossa volta, como nos relacionamos e colaboramos em grupo. Você pode ser generoso de diversas formas, seja um sorriso ou estando disposto a sempre ajudar, tudo isso engloba a generosidade.
Repensar a forma como a sua serventia se comunica com os usuários é essencial para colocar em prática as ferramentas que são eficientes e melhoram a performance do atendimento.
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