Publicado em 23 de maio de 2023
Em um ambiente profissional existem diversos tipos de pessoas: há aquela com o perfil de líder, com boas relações e capacidade de gestão; há quem seja multifunção, podendo exercer qualquer cargo ou função sem falar uma palavra. Dentre essas, existem aquelas que se destacam ainda mais por executarem além do óbvio.
Proatividade é a competência que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos. Geralmente, as pessoas proativas têm uma boa visão de futuro, identificando necessidades e antecipando problemas, o que confere vantagens para a serventia.
Excelência é quando a pessoa vai além do óbvio, é aquela que faz mais do que a obrigação, isto é, trabalhar fazendo mais que a obrigação, é ter a obrigação como ponto de partida e não como ponto de chegada.
Profissionais proativos são aqueles que procuram evoluir profissionalmente e almejam os melhores resultados. Assim, em vez de fazer apenas aquilo que faz parte das suas atribuições, eles enxergam as diferentes funções do setor para sugerir melhorias e apontar gargalos.
Mesmo sabendo que esse caminho é o certo, a maioria das pessoas deixa seu ponto de vista aqui. Não é que as pessoas bem-sucedidas simplesmente vivam do nada, elas realmente pulam nele com propósito, avançando com determinação, mudando as regras e quebrando paradigmas à medida que progridem.
Por exemplo, quando um profissional se depara com uma dúvida ou incerteza, uma pessoa reativa não se encoraja em buscar ou testar uma solução, por mais óbvio que pareça. Já a pessoa proativa pensa: “se eu não sei, posso procurar descobrir pesquisando e tentando e, se mesmo assim não conseguir, aí eu pergunto.”
Algumas medidas que influenciam o engajamento dos profissionais são, por exemplo, conceder autonomia, mostrar aos colaboradores que eles são valorizados, criar um ambiente agradável, investir na qualidade de vida dos profissionais, oferecer “feedback”, além de tornar possível o diálogo entre os subordinados e os chefes.
Portanto, ser o melhor profissional significa em dois contextos: naquele momento, naquela situação, ser melhor para aquele cliente, naquele momento, naquela condição.
Gostou do conteúdo? Deixe a sua mensagem no espaço destinado aos comentários logo abaixo.