Publicado em 20 de junho de 2023
Sobrecarga de trabalho é uma pressão em função do alto volume de trabalho, se caracteriza pelo excesso de demandas, jornadas de trabalho excessivamente longas, entre outras questões. Acaba por refletir negativamente tanto no físico quanto no campo cognitivo, pois o corpo humano tem seus limites e não respeitá-lo aumenta as chances de desenvolver doenças psíquicas com consequências irreversíveis.
A serventia, por sua vez, também acaba colhendo resultados amargos, prejudicando, inclusive, sua reputação. Afinal, o colaborador é o principal ativo de qualquer organização. Se ele não estiver bem, afetará todo o processo. Uma serventia desorganizada sempre se complica para cumprir seus compromissos e acaba por sobrecarregar os funcionários, precisando que eles estendam suas cargas horárias para dar conta das demandas.
São sintomas e consequências de sobrecarga de trabalho;
Todos esses sintomas indicam para a sobrecarga de trabalho, podem trazer riscos para a saúde e afetar negativamente os resultados da empresa. Por isso, é preciso agir para evitar o excesso de serviço a fim de melhorar a qualidade de vida dos profissionais e o clima organizacional como um todo.
A gestão de tarefas é essencial para evitar a sobrecarga de trabalho. Através dela os horários de todos são organizados de acordo com suas funções diárias para evitar que suas tarefas ultrapassem o limite. Em algumas situações pode ser necessário fazer hora extra, mas é importante que isso não se torne recorrente e o tempo de descanso de todos seja respeitado.
É o papel da liderança evitar a sobrecarga de trabalho dos colaboradores. Ter líderes que consigam definir bem as prioridades e fazer o time operar com motivação e produtividade em alta é essencial para reduzir a centralização de atividades e otimizar o trabalho de todos.
Analise o clima organizacional do seu ambiente de trabalho. Desenvolva estratégias para melhorar e prevenir a sobrecarga. Tais iniciativas tendem a melhorar o ambiente e consequentemente os resultados, bem como, a saúde física e mental dos colaboradores.
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