Continuidade de negócios

Continuidade de negócios

O plano de continuidade dos negócios (PCN), desempenha um papel fundamental para que as serventias, garantam a resiliência de suas operações diante de possíveis incidentes. Sua finalidade é mitigar os efeitos adversos de interferência, zelando pela integridade dos colaboradores e usuários, assegurando a perpetuação das atividades essenciais no contexto extrajudicial.

O PCN começa, com a identificação dos processos críticos da serventia e a análise dos riscos, que podem interromper esses processos. Com base nessas informações, o plano define os procedimentos para minimizar o impacto da interrupção e restaurar a operação, o mais rápido possível.

Para as serventias, os serviços contínuos podem ocorrer por diversos motivos, como falhas no sistema, desastres naturais, incêndios, problemas de infraestrutura, entre outros. Isso pode levar a perda de documentos, atraso na entrega de certidões e outros contratempos que podem acarretar prejuízos aos clientes/usuários.

Algumas das principais etapas na elaboração de um PCN, incluem:

  1. Identificação dos processos críticos: identificar quais processos são essenciais para a serventia, e quais as medidas necessárias para mantê-los em funcionamento em caso de interrupção;
  2. Avaliação de riscos: avaliar as ameaças à continuidade dos processos críticos, e determinar a probabilidade e o impacto de cada uma dessas ameaças;
  3. Definição de estratégias de continuidade: desenvolver estratégias, para garantir a continuidade dos processos críticos em caso de interrupção, como backups de dados, redundância de equipamentos e planos de contingência;
  4. Teste e treinamento: realizar testes regulares do plano de continuidade, para garantir que ele seja eficaz, e treinamento dos funcionários para saberem como agir em caso de interrupção;
  5. Atualização e revisão: manter o PCN atualizado, para garantir que continue a atender as necessidades da serventia.

Também deverá ser definido, as equipes responsáveis pela resposta a um suposto desastre, incluindo a equipe de gerenciamento de crises, a equipe de TI e outras partes interessadas. O plano também inclui uma lista de contatos de emergência e instruções recebidas sobre como implementar as medidas de resposta a desastres.

O plano deve incluir, treinamento para todos os funcionários da serventia sobre as políticas e procedimentos de gerenciamento de continuidade de negócios, para garantir que todos estejam cientes de seus papéis e responsabilidades em caso de interrupção.

Um plano de gestão de continuidade de negócios, é uma ferramenta essencial da gestão de riscos de uma serventia, pois auxilia na preparação para lidar com qualquer interrupção inesperada ou desastre que possa ocorrer.

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backup continuidade gerenciamento serventia Gestão de riscos emergência PCN operacional
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