Saber lidar com as críticas

Saber lidar com as críticas

Receber uma crítica, nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente por, inúmeras vezes, ser interpretada como um ataque pessoal. Mesmo que a crítica seja apenas uma opinião, deve-se ter em mente que é necessário controlar as emoções para que não haja conflitos.

Diante desse breve contexto, vale ressaltar que existem críticas construtivas e destrutivas, sobretudo por estarem atreladas pelo modo de transmissão e interpretação.

A crítica construtiva está conectada com uma sugestão de melhoria dada por terceiros com o objetivo de desempenhar um papel ainda mais excelente, ou ainda, pode ser introduzida através do feedback. Assim, é necessário o entendimento de forma positiva, pois é dando aquele “toque” que as mudanças ocorrem.

Já a crítica destrutiva está relacionada com a maneira que a informação é transmitida, o que pode causar constrangimento e ofensa, além de não contribuir, tendo apenas o propósito de criação do conflito. 

Algumas reflexões devem ser analisadas neste momento, como por exemplo, quem fez a crítica? Não levar para o lado pessoal, estar focado apenas na intenção de agregar conhecimento, não desanimar e saber receber a crítica de maneira assertiva. 

Ouça a crítica, pense e reflita! Procure modos de melhoria, caso não encontre, pergunte como fazer para melhorar, isso não é ofensa.

Um exemplo claro disso, é quando o gerente, gestor ou colega menciona: “Seu atendimento foi excelente, contudo é percebido a sua insegurança na hora da demonstração em “tal aspecto”, acredito ser cabível um curso referente a esse assunto, tudo bem por você? (Ou ainda, até mesmo ter uma simples conversa para a troca de conhecimento já seria satisfatório). 

Mas e porque não gostar de receber críticas? Talvez por muitas vezes encarar com negatividade a ideia do próximo, ou ainda, com sentimento de inferioridade e menosprezo, contudo, fazer uma autoanálise e verificar os pontos de melhoria faz parte de um processo de evolução e sucesso.

Observe e analise a crítica, não deixe que atrapalhe o crescimento do seu desenvolvimento.

Fique por dentro da busca incessante da excelência e não perca nenhum assunto que está por vir.

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críticas evolução feedback sucesso destrutivas construtivas transmissão interpretação melhorias
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Comentário do artigo

Maria Helena Dias
03 de fevereiro de 2021

Texto perfeito!

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