Desligamento humanizado de colaboradores
Publicado em 12 de janeiro de 2021
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Os processos de admissão (onboarding) e demissão (offboarding) dos colaboradores estão ligados diretamente na gestão de pessoas. Basicamente, o onboarding faz com que o momento de integração de um novo colaborador seja acolhedor e sociável, e o offboarding não deixa de fazer o mesmo.
Como todo processo de uma organização, o offboarding também deve ser bem estruturado e planejado. Tornar esse momento humanizado e afetuoso, fará com que o colaborador dê um feedback sobre a organização, sentindo-se à vontade para expor suas opiniões, pontos de melhorias e percepções sobre a liderança que, de alguma forma, nem sempre é visível.
Para ter sucesso num desligamento, cabe saber conduzir a tarefa do melhor modo para não haver constrangimentos, nem mesmo frustrações no decorrer do processo.
Não comente com a equipe que haverá o desligamento deste colaborador, pois assim evitará interpretações maldosas e constrangimento entre eles. Conte essa informação apenas para aqueles que são relevantes para a tomada de decisão, como gestor e líder, por exemplo, além deles, mais ninguém precisa saber.
E lembre-se: esteja seguro desta decisão, haja com cautela, respeito e principalmente, com empatia, pois trata-se de um momento delicado para ambas as partes.
Ter um planejamento estratégico neste momento, traz inúmeros benefícios, principalmente por contar com o mapeamento dos processos. É propício ter todos os processos mapeados para direcionar as atividades no momento de distribuição ou na hora de uma nova contratação, acolhendo assim da melhor forma um novo colaborador para a equipe.
Organize e planeje com sua equipe, não deixe um desligamento atrapalhar o andamento dos serviços em sua Serventia.
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