Publicado em 08 de junho de 2021
No cotidiano, o relacionamento interpessoal desempenha um papel importante, seja no ambiente profissional, familiar ou social. Ele serve como base na maneira como olhamos, pensamos e atuamos. Para entender mais, não perca o restante do conteúdo!
No ambiente de trabalho esse assunto é ainda mais sensível, já que é onde as pessoas passam a maior parte do dia, com a abrangência de diversos gêneros, de visões, ideias e realidades diferentes umas das outras. Por isso, é excepcional a existência de uma boa comunicação, pois possibilita a prevenção de problemas e a visão de novas possibilidades. O convívio de equipe exige boas práticas, a frase “não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a si” integra bem esse contexto.
Conhecer a si mesmo é um dos principais aspectos para um bom relacionamento, pois, a partir disso é possível colocar-se no lugar do outro, ter empatia, ser recíproco, saber se expressar e manifestar claramente ideias e opiniões sem ofender ou desprezar o próximo. Escutar, agir positivamente, ser cordial, cumprimentar sempre os colegas e não fazer parte de panelinhas ajudam a tornar o ambiente mais sadio.
Um time em harmonia alcança os objetivos com o trabalho em conjunto. Porém, nem todos os dias são considerados perfeitos, e é por isso, que, aprender a separar o pessoal do profissional é necessário, bem como, ter em mente, que todos vivem momentos diferentes da vida. Transformar o trabalho em um lugar acolhedor, onde a tarefa de um se conecta com a do outro, farão as atividades andarem em sinergia e em cooperação com o próximo.
A partir do momento que se pôr em prática essas simples atitudes, será possível estabelecer um ambiente mais positivo e produtivo, o que minimizará o desgaste das relações dentro da organização. São pequenos gestos, como um simples “bom dia!”, que tornam a relação saudável. Saiba tolerar as limitações e erros dos outros, pois lembre-se, que todos estão em constante processo de melhoria e aprendizagem.
Entenda que fazer só a tarefa que cabe a si, sem importar-se com o próximo, não o torna um colaborador melhor e mais sucedido. Mas, se ao final do dia, você olhar para o lado e perguntar ao seu colega se ele precisa de ajuda, e através do trabalho em conjunto finalizarem as demandas, positivamente, isso sim, te torna um profissional responsável, que gera relações harmoniosas, com vistas ao alcance do sucesso de toda a equipe.
Lembre-se! Gentileza gera gentileza.
A gentileza no trabalho é a supremacia! Gera qualidade a organização, assegura parcerias, fideliza clientes e traz total diferencial de mercado, mesmo nos cenários tão complexos que estão sendo vividos. Esse estímulo de colaboração em grupo de respeito e diversidade eleva a performance do profissionalismo. E aí, já deu o seu, “ Bom dia!” hoje?
Gostou do conteúdo? Deixe a sua mensagem no espaço destinado aos comentários logo abaixo.