Diversidade cognitiva: o que é?

Diversidade cognitiva: o que é?

A diversidade cognitiva é a compreensão de que pessoas podem resolver problemas de maneiras diferentes uns dos outros. Ou seja, apresentar um pensamento diferente dos demais não é um defeito e sim uma qualidade. Quer saber mais? Então não perca o restante do conteúdo.


Cada indivíduo possui seu próprio padrão para receber e transmitir informações. Hoje em dia, se fala muito na questão da diversidade, na importância de estimular a convivência entre pessoas de diferentes etnias, idades, gêneros, orientações sexuais, entre outros aspectos. Mas pouco se fala em diversidade cognitiva, que é tão ou mais importante quanto.


Serventias que conseguem organizar equipes multidisciplinares, com colaboradores de diferentes opiniões e conhecimentos, geralmente constituem um time forte. Estes profissionais não se limitam a enxergar apenas de uma maneira suas tarefas e desafios. Dessa forma, quando surge algum problema, ele é analisado por diversos ângulos, aumentando o leque de possíveis abordagens.


O resultado é uma maior eficiência na resolução do problema e a criação de uma cultura organizacional naturalmente voltada para a inovação. Além disso, é importante deixar bem claro que o objetivo é trabalhar o perfil cognitivo do indivíduo, visando uma transformação positiva e também, sempre manter a qualidade de vida e bem-estar da pessoa. A melhora na produtividade, nos resultados e na motivação do colaborador fazem parte da consequência.


Para que a diversidade cognitiva tenha uma aplicação eficaz na Serventia, se faz necessário que haja entre seus colaboradores um diálogo aberto entre todos. Para conhecer melhor como cada colaborador pensa um assunto ou como ele agiria em uma situação, o gestor deverá desenvolver momentos de conversa, chamado de one-on-one (um-para-um).


Através deste encontro one-on-one, os líderes podem tratar de diversos assuntos com os colaboradores, conhecendo melhor suas habilidades e pensamentos, possibilitando também ao líder apresentar um feedback para o colaborador em relação às suas atividades, tratando do que está indo bem e do que precisa ser mudado.


Conheça seus colaboradores e desenvolva-os, extraindo o que há de melhor em cada um.


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