Publicado em 13 de julho de 2021
Aperfeiçoar o diálogo e transformar o ambiente de trabalho mais agradável, organizado e com transparência, certamente, é o melhor caminho para alcançar o sucesso. Logo, a comunicação interna se torna primordial para obter esse resultado, pois ela tem o objetivo de informar as decisões, eventos, notícias, normas e princípios da empresa. Assim, algumas estratégias são necessárias para sustentar uma comunicação clara e sólida.
Melhorar a comunicação na serventia, através da divulgação das ideias e princípios, mostra a importância e o papel do colaborador dentro do cartório, que por consequência, os torna mais dispostos, engajados e produtivos. O clima organizacional fica mais agradável, já que todos têm a mesma compreensão do que se passa, diminui os ruídos, facilita a integração de novos colaboradores, alcança o alinhamento das estratégias, baixa a rotatividade e traz uma boa imagem.
E como alcançar eficiência na comunicação? É possível elencar algumas ferramentas para aprimorar o diálogo com a equipe e entre os próprios colaboradores. São elas:
Transparência: faça reuniões e delegue claramente para cada colaborador ou setor, as tarefas e rotinas de cada um, oportunize o esclarecimento de dúvidas. O processo fica mais compacto e todos sabem qual a linha de chegada que buscam;
Centralização: informações espalhadas de todas as maneiras e por todos os cantos, ocasiona o tão temido telefone sem fio e a conversa original por muitas vezes chega distorcida e até enganosa. Por isso, facilitar a disseminação das notícias, avisos, novas políticas, lembretes e normas para os membros, através de plataformas em que todos façam parte e recebem instantaneamente ao mesmo tempo as novidades, torna o gerenciamento das mensagens mais claro e eficaz;
Eliminar burocracia excessiva: é necessário mapear os processos e entender o serviço no todo, o que torna possível minimizar a perda de tempo com informações desnecessárias e aumenta a agilidade nas demandas;
Bom relacionamento: dê abertura para troca de ideias, ande pelo cartório e comunique-se com intuito de deixar os colaboradores confortáveis a ponto de demonstrarem estratégias e ações de negócios que desenvolveram. Infelizmente, muitos têm a figura do líder como inatingível e é bom mostrar que existe o desejo de um trabalho em conjunto por parte do gestor;
Feedback: através dele é possível avaliar o desempenho dos colaboradores e conceder a eles a oportunidade de saber como está o seu desenvolvimento, o que deve ser aperfeiçoado. Estabelecer essa cultura é fundamental, pois a equipe vai sentir-se à vontade com o recebimento de feedbacks, e vai abrir a janela para que exponham as dificuldades e aprendam a receber sugestões que aprimorem suas habilidades.
A comunicação é primordial em qualquer tipo de organização. Pois, somente assim a equipe estará sempre bem informada sobre os acontecimentos. Seja um incentivador no desenvolvimento do diálogo aberto e transparente, garanta que todos caminhem de encontro ao mesmo objetivo.
Nos acompanhe e fique por dentro de tudo o que há de melhor em gestão de excelência.