Publicado em 04 de maio de 2021
O conceito competência, durante muito tempo, atrelou-se à qualificação, ou posição hierárquica em determinado cargo ou função. Contudo, com a evolução tão rápida das últimas décadas, o mundo profissional passou a exigir um modelo diferente de organização, provido de mais imprevisibilidade, e com a necessidade de contar com pessoas mais adaptáveis e versáteis.
Diante disso, algumas organizações começaram a aplicar um dos métodos mais utilizados para avaliar seus colaboradores, o CHA. Esse sistema de avaliação refere-se a três pilares que compõem as competências de uma pessoa, são eles:
Conhecimentos: consiste na bagagem cognitiva que cada pessoa tem, por exemplo, formação escolar, cursos de aperfeiçoamento, saber procedimentos;
Habilidades: são representadas pelos conhecimentos que cada um possui e sabe aplicar, como por exemplo, idiomas, práticas de trabalho, negociação;
Atitudes: são os valores, princípios e comportamentos de cada pessoa, que podem ou não ser favoráveis a um bom desempenho.
O principal objetivo do CHA é identificar quais são os gaps existentes dentro do âmbito profissional para traçar um plano de ação e reduzir essas lacunas. Sendo assim, é possível afirmar que esse sistema exerce um papel importante ao permitir a identificação de atributos que necessitam de melhorias, sejam eles técnicos (hard skills) ou comportamentais (soft skills).
Cada indivíduo possui suas próprias privações/dificuldades, as quais demandam de aprimoramento, ou seja, não adianta ter um colaborador com facilidade para tomada de decisão se não tiver conhecimento para tal demanda. Dessa forma, as avaliações são necessárias para estabelecer os parâmetros corretos sobre as aptidões dos colaboradores, e com base nas necessidades encontradas, é possível lapidar as competências de cada pessoa através de um plano de treinamentos.
Portanto, comece aos poucos, inicie com a prática de reuniões constantes e mantenha uma cultura de feedbacks, e posteriormente, institua as avaliações, conforme o modelo CHA. Sem dúvidas, através destes projetos, será possível identificar vários aspectos que podem ser melhorados.
Para refletir, Peter Drucker, considerado o pai da Administração, diz: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”, inclusive, existem diversas pesquisas que comprovam a teoria do autor.
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