Publicado em 25 de janeiro de 2022
Liderar uma equipe não é uma tarefa fácil, é necessário comprometimento, boa didática, incentivo ao sucesso e acima de tudo, boa comunicação. Sendo assim, é primordial que exista uma programação de reuniões, sendo elas de liderança, setoriais e gerais, com o objetivo de criar estratégias para o aperfeiçoamento dos processos no dia a dia do cartório.
A realização de reuniões proporcionam o momento ideal para o repasse de metas e integração de assuntos necessários entre os colaboradores. Para a Serventia o acontecimento de determinados encontros para alinhamento das estratégias e divulgação das novidades demonstra o foco e o comprometimento com a equipe.
Vale ressaltar alguns pontos sobre os benefícios das reuniões, são eles:
Fortalecimento da liderança: as reuniões servem para que a equipe sane as dúvidas, acabe com ruídos que estejam atrapalhando o andamento das atividades. Delegar as tarefas de forma direta, gera uma boa imagem e confiança no líder;
Motivação da equipe: ter uma equipe engajada e feliz com suas atividades é o que define o sucesso de uma empresa, é bom mostrar a todos o quanto cada um é importante para o processo. Aproveitar esses momentos para fazer integrações entre o grupo focando em suas habilidades;
Oportunidades de ideias: nas reuniões é possível abrir espaço para que os colaboradores expressem novas ideias e oportunidades para a melhoria das atividades que desempenham, mostrando a eles que também são ouvidos dentro da empresa;
Muitos são os motivos para realização de reuniões, não apenas para comunicar ou esclarecer algo, mas também para momentos de confraternização, demonstração de indicadores e comemoração das metas e resultados atingidos, mantendo a motivação da equipe e proporcionando um sentimento de engajamento entre os colaboradores.
É bom lembrar também alguns pontos importantes do que não fazer, para que essas reuniões não se tornem maçantes, muito longas e sem assuntos em pauta, dê preferência para realizá-las no início ou durante expediente, evitando se possível as pós expediente já que muitos possuem compromissos com filhos, família e estudos depois do trabalho. Não esqueça de registrar todos os assuntos abordados em ATA, para que se necessário, verificar e repassar os assuntos discutidos em determinada reunião.
Para que esses momentos sejam realizados de forma mais coordenada, é ideal realizar um cronograma e agendamento dos encontros. Isto permitirá uma organização prévia dos participantes, evitará possíveis abstinências, além de que é possível deixar programada futuras reuniões setoriais. Após a realização das reuniões é importante que a liderança faça a análise de todos os tópicos que foram discutidos para que se possa apontar os caminhos das possíveis soluções de problemas.
Cada Serventia, de acordo com as próprias peculiaridades, deverá adaptar essa estratégia com a melhor forma e frequência de aplicação. Lembre-se: as reuniões são essenciais para que toda equipe esteja em sinergia com os serviços e acontecimentos.
Já fez o planejamento e cronograma das reuniões do seu cartório para o próximo mês?
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