Publicado em 14 de junho de 2022
Hoje é muito discutida a importância do cliente no âmbito organizacional, pois este assunto é pouco aprofundado quando se fala no papel da empresa frente a isso, independente do ramo em que ela seja especializada ou o seu tamanho.
A grande verdade é que só passamos a prestar atenção nesse assunto quando a competitividade aumenta, e os clientes que migram para a concorrência ficam mais interessantes para a empresa. Por isso, uma das metodologias bastante utilizada é a matriz SWOT específica, onde ajuda a identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças
Quando o assunto é conhecer o cliente, devemos dar ênfase na importância da pesquisa de satisfação disponibilizada a eles, seja em papel físico em frente ao balcão de atendimento, como também de forma online, via e-mail ou redes sociais. Por meio deste projeto, é possível identificar com precisão se há gargalos no processo e implementar ações com mais agilidade para resolver os problemas levantados.
Realizar a pesquisa de satisfação é essencial dentro de qualquer empresa, desta forma é possível entender como os clientes se sentem, fazendo com que você busque melhorar os pontos que precisam ser melhorados.
Para que se obtenha sucesso na pesquisa de satisfação, existem alguns pontos que devem ser cuidados na hora da realização, são eles;
1. Saber o momento certo para fazer uma pesquisa de satisfação;
Realizar uma pesquisa de satisfação com o cliente, tem como objetivo captar feedbacks construtivos para se ter excelência no atendimento. E o momento mais indicado é no final do atendimento, onde o cliente já passou por todas as etapas anteriores dentro do cartório, desta forma podendo também construir um vínculo para a continuidade do relacionamento.
2. Demonstre uma comunicação empática e exclusiva
Quando falamos em exclusividade no atendimento, estamos falando em chamar o cliente pelo nome, entender suas necessidades de forma clara, buscar informações dele antes mesmo do ato do atendimento e não agir de forma tão burocrática. Desta forma, você acaba valorizando como indivíduos e não como números, e isso faz com que eles confiem mais.
3. Prepare a equipe para lidar com os feedbacks
Muitas pessoas confundem feedbacks com críticas ou algo mais pesado, contudo, é válido ressaltar que todo comentário, é uma oportunidade de melhoria que o cartório poderá implementar.
Prepare a equipe para extrair o máximo de informações de melhorias, devendo dar ênfase a visão dos clientes mais críticos, pois são eles que mostrarão os aspectos mais urgentes que precisam ser resolvidos.
4. Investir em uma ferramenta de suporte eficiente
Quando o cliente busca a empresa para tirar alguma dúvida sobre os serviços, sejam eles já executados ou não, ele precisa de respostas o mais breve possível, pois a rapidez no retorno do questionamento vai fazer com que o cliente volte, além também da qualidade do serviço prestado.
Vimos que entregar excelência no atendimento fortalece a relação com o cliente, além de auxiliar na construção de uma boa imagem e reputação da serventia. Lembre-se, tenha empatia com o cliente, busque compreender verdadeiramente a necessidade dele e ofereça a melhor solução para o problema.
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