Gestão operacional

Gestão operacional

A gestão operacional é a administração de práticas aplicada à serventia com o intuito de gerar o mais alto nível de eficiência dentro dos processos. Geralmente, os objetivos principais desta ação estão voltados para otimização de tempo e maximização dos lucros. A seguir, será detalhado os principais tópicos que envolvem o operacional.

Através do mapeamento é possível obter uma visão mais detalhada e diagnosticar gargalos. O mapeamento dos processos é uma ferramenta que além de gerar uma redução nos custos operacionais, auxilia também na agilidade dos procedimentos através da descrição das atividades, atingindo a excêlencia em todas etapas do serviço prestado, desde a solicitação até a conclusão.

Outra função importante dentro da gestão operacional, são os controles de desempenho através de indicadores. São métricas que quantificam o desempenho de processos na serventia e que podem ser de grande utilidade quando alinhados aos objetivos organizacionais.

Um assunto que aborda sobre oportunidades de melhoria e que também faz parte da gestão operacional é o das não conformidades. Qualquer processo que não atenda às expectativas e requisitos previamente definidos como não conformidade, ou seja, evidência de resultado insatisfatório de um processo, produto ou serviço, deve ser analisado. É nesse momento que a não conformidade se demonstra importante, pois ela surge apontando algo que pode ser melhorado.

Uma importante ferramenta para o posicionamento da serventia aos seus usuários são os canais de comunicação. Eles oferecem versatilidade e dinamismo. A implantação de um site com informações sobre os serviços, documentos necessários, consulta de serviços online, tabela de emolumentos, requerimentos dinâmicos, entre outros, é um exemplo de comunicação. Os canais de comunicação são responsáveis por grande parte dos fatores que determinam se a experiência do usuário foi positiva ou negativa.

Para promover maior integração entre as áreas e facilitar a comunicação interna, é essencial o desenvolvimento do organograma hierárquico. Ele ajuda cada colaborador a compreender o seu papel e a importância do seu trabalho para o resultado final da organização.

É notório que a gestão operacional é um dos pilares de qualquer serventia, pois garante a assertividade das entregas feitas aos usuários. Portanto, quanto mais atenção você dedicar a essa questão, mais bem-sucedido será o seu negócio.

Gostou do assunto? Então não perca a próxima postagem no nosso blog, onde abordaremos o assunto “gestão de pessoas”.

 

Tags:

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